Março Lilás: Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Colo de Útero

Março Lilás: Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Colo de Útero

Publicado em: 09 / 03 / 2024


Março é marcado por uma campanha vital para a saúde feminina: o Março Lilás. Este mês é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, um dos tipos de câncer que mais afetam mulheres em todo o mundo. A iniciativa busca educar sobre a importância do diagnóstico precoce e das medidas preventivas que podem salvar vidas.

O câncer de colo de útero, causado principalmente pela infecção persistente por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV), destaca a necessidade de práticas de prevenção, como a vacinação contra o HPV e a realização periódica do exame Papanicolau. Este último é capaz de detectar alterações precoces no colo do útero antes que elas evoluam para um câncer.


Durante o mês de Março Lilás, diversas campanhas de conscientização são realizadas para encorajar mulheres a realizarem seus exames de rotina e a se vacinarem. A educação sobre os fatores de risco, como múltiplos parceiros sexuais, início precoce da atividade sexual e tabagismo, também é um ponto chave das ações realizadas.


A prevenção é o meio mais eficaz contra o câncer de colo de útero. A vacinação contra o HPV, disponível nos sistemas de saúde de muitos países, é recomendada para meninas e meninos antes do início da vida sexual. Além disso, o acompanhamento ginecológico regular permite a detecção precoce de qualquer alteração, aumentando significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.


O Março Lilás serve como um lembrete anual da importância da conscientização sobre o câncer de colo de útero. Ao promover a educação e facilitar o acesso à prevenção e ao tratamento, podemos reduzir significativamente o número de mulheres afetadas por esta doença.


A luta contra o câncer de colo de útero é de todos. Informe-se, vacine-se e faça seus exames de rotina. A prevenção pode salvar a sua vida.


Referência: Organização Mundial da Saúde (OMS). "Câncer de colo do útero: prevenção e controle."

Universila: https://www.universila.com.br/desconto/pos-ead

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter