Março Amarelo: Mês de Conscientização sobre a Endometriose

Março Amarelo: Mês de Conscientização sobre a Endometriose

Publicado em: 01 / 03 / 2024


Março é um mês marcado por uma importante campanha de conscientização: o Março Amarelo. Este movimento tem como objetivo principal alertar sobre a endometriose, uma doença que afeta cerca de 6 milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões em t

A endometriose é uma condição ginecológica crônica e dolorosa que ocorre quando o tecido que reveste o útero, o endométrio, cresce fora do útero. Esta doença pode afetar vários órgãos, incluindo os ovários, as trompas de falópio, o intestino e a bexiga.


Os sintomas da endometriose podem variar, mas os mais comuns incluem dor pélvica intensa, períodos menstruais pesados, dor durante o sexo, fadiga e problemas de fertilidade. Infelizmente, muitas mulheres sofrem com esses sintomas por anos antes de receberem um diagnóstico correto.


O Março Amarelo é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre esta doença, promover a educação e o apoio às mulheres afetadas e pressionar por melhores serviços e tratamentos. Durante este mês, são realizados diversos eventos, palestras e ações educativas para disseminar informações sobre a endometriose.


A campanha também enfatiza a importância do diagnóstico precoce. Quanto mais cedo a endometriose for identificada, melhores serão as opções de tratamento e a qualidade de vida da mulher.


No Brasil, a campanha Março Amarelo é apoiada por diversas instituições e organizações de saúde, que se unem para disseminar informações e oferecer suporte às mulheres que vivem com endometriose. A conscientização é um passo fundamental para garantir que todas as mulheres recebam o cuidado e o tratamento de que necessitam.


Fonte: Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter