Livro de Matemática lançado com linguagem indígena.

Livro de Matemática lançado com linguagem indígena.

Publicado em: 28 / 01 / 2020


A ideia é contribuir com a Educação nas aldeias do Acre

Após longa pesquisa, o professor Morane Oliveira publicou um livro de matemática escrito em línguas indígenas. O objetivo é produzir uma obra que possa contribuir para o conhecimento dos povos que vivem na aldeia de Acre.

O livro "Matemática Básica no Sudoeste da Amazônia: Uma Proposta para Escolas Indígenas", publicado em dezembro do ano passado, é o obra-prima do mestrado de Oliveira, com coautoria de Edcarlos de Souza e Itamar da Silva.

O professor Morane disse que a ideia de fazer este livro nasceu quando ele participou da Comissão Pró-Índio. Durante a reunião, observou as necessidades da povoação indígena e queria escrever um livro em linguagem nativa.

Explicou o professor: “Há uma necessidade de transpor a institucionalização de uma escola indígena, que, atualmente, é dada para professores brancos para que essa tomada das ideias seja feita 100% por indígenas ou, pelo menos, por uma parcela maior do que é hoje. O ideal seria a gente reunir as ideias da filosofia da educação, abraçada por eles”

Ele também disse que os índios usam muita matemática todos os dias, mas mesmo eles não têm as dimensões científicas precisas de como usá-la na construção de casas, levantamento territorial, caça e outras atividades diárias.

Interessante, não é?

[Fonte: G1 // Amazônia] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter