Ler, no papel e devagar, é santo remédio para melhorar a concentração e reduzir o estresse. Tudo que você precisa para encarar o vestibular, não?

Ler, no papel e devagar, é santo remédio para melhorar a concentração e reduzir o estresse. Tudo que você precisa para encarar o vestibular, não?

Publicado em: 11 / 07 / 2016


É, os vestibulares vêm aí...

Já imaginou se, ao se deparar com as provas, você dá de cara com um daqueles textos que a gente lê, relê, lê de novo e, ainda assim, não entende nada?

Nããããoo! Justamente quando você precisa de toda a sua capacidade para garantir acesso à universidade e "carimbar o passaporte" que levará ao sucesso profissional, não!!

Desespero total!

Mas calma, há meios de você se precaver contra tal desastre...

Como?

Dedicando-se - com afinco - aos quatro tópicos que A Universila preparou para te ajudar nessa jornada:

- a primeira coisa a fazer é ler. Ler muito. E com um dicionário por perto. Toda vez que se deparar com uma palavra estranha ao seu entendimento anote-a e, assim que possível, descubra o que ela quer dizer. Você vai ver como, em pouco tempo, seu vocabulário crescerá espantosamente;

- treine o hábito de parafrasear. O que é isso? Nada mais do que a capacidade de  explicar o texto, seguindo as ideias do autor, porém sem copiar exatamente as palavras dele. Tente! Você consegue!;
 
- leia...no papel! "Ah, mas que coisa mais antiquada em plena era tecnológica", pode pensar você aí. Mas fique sabendo que um estudo realizado em 2014 descobriu que - convidados a elencar ordem de eventos de uma história por meio de um Kindle (aquele leitor digital, sabe, né?) - leitores de pequenos enredos de mistério apresentaram desempenho bem pior dos que os que leram o mesmo conteúdo em papel;

- e se esforce para garantir um tempo - na agitação do dia a dia - para ler de-va-gar. Isso mesmo! Deee-vaaa-gaarr! Uma das maiores dificuldades de quem precisa ler muito é a falta de concentração. Treine a capacidade de ler longas sentenças. Se não praticar você perderá a habilidade e aí, quando vierem as provas dos vestibulares...já viu, né?

Resumindo, faça o possível para garantir, pelo menos, 30 a 45 minutos diários para a "slow-reading", ou seja, a leitura lenta. Desconecte-se das distrações tecnológicas (o celular e o tablet podem esperar, não podem?) e treine seu cérebro para a capacidade de leitura linear.

Pode prestar atenção, vai te ajudar, inclusive, a reduzir o estresse e a melhorar a sua concentração.

Quer um "remédio" melhor do que esse?
 
Então...hora de seguir a recomendação da Universila: trate de arrumar um tempo para ler!

[Fonte: Guia do Estudante] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter