Inteligência artificial e ética: precisamos adequar às normas de privacidade com urgência

Inteligência artificial e ética: precisamos adequar às normas de privacidade com urgência

Publicado em: 30 / 05 / 2021


Desde o tempo de Aristóteles, os avanços tecnológicos geraram debates sobre a ética - despertaram discussões acaloradas - e fizeram novos progressos.

Quando o Facebook forneceu dados de usuários para empresas de marketing e o algoritmo do Google Fotos identificou os negros como gorilas, as regras morais - por assim dizer - precisava desesperadamente de outro contorno. Então, um debate global sobre os riscos apresentados pela inteligência artificial começou.

Como a influência da tecnologia está se desenvolvendo rapidamente - não há parâmetros claros e propostas de desenvolvimento humano com várias características e preconceitos - as instituições de ensino e pesquisa já estão fornecendo orientação moral para o desenvolvimento tecnológico.

A Stanford University é uma delas, referência mundial em inovação e desenvolvimento. A universidade californiana lançou um centro de pesquisa interdisciplinar cujo objetivo é reunir tomadores de decisão públicos, pesquisadores e estudantes responsáveis ​​pelo desenvolvimento de tecnologias futuras.

As instituições públicas e privadas canadenses já estão cooperando com a Declaração de Montreal, que é uma proposta de estrutura ética que propõe dez princípios básicos de soluções de IA: bem-estar, respeito à autonomia, proteção da privacidade, unidade, participação democrática e igualdade, tolerância e inclusão, diversidade, responsabilidade, prudência e desenvolvimento sustentável.

Agora é a hora de empresas e desenvolvedores (que estavam alheios às questões de privacidade e ética) se ajustarem.

A atual lei de proteção de dados na Europa já estipula a privacidade das informações pessoais.

[Fonte: Mundo Marketing] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter