Identificar o ritmo do relógio corporal pessoal é fundamental para ser mais produtivo

Identificar o ritmo do relógio corporal pessoal é fundamental para ser mais produtivo

Publicado em: 23 / 04 / 2021


Ritmo circadiano. Por definição, é o tempo em que o ciclo biológico de quase todos os organismos se baseia - em aproximadamente -24 horas (sujeito a mudanças pela variação da luz, temperatura, maré e vento entre o dia e a noite).

É controlado pelo "relógio biológico" de cada um de nós e existe em quase todas as células do organismo. As células humanas, por exemplo, controlam quanto tempo ficamos acordados ou cansados ​​em 24 horas.

Você sabe que dependendo da hora do dia você rende mais (ou menos), certo? E que existem horários em que você realiza tarefas com mais vontade, não é?

Bem, vamos adivinhar ... Se por acaso seu bom horário de atividade é à noite, e você simplesmente "não trabalha" pela manhã, e aposto que pode ser visto como "preguiçoso".

É o seu ritmo circadiano, fique tranquilo.

Um estudo da Universidade de Birmingham, liderado pela pesquisadora de psicologia ocupacional Elise Facer-Childs (Elise Facer-Childs), acaba de confirmar isso.

Mas antes, devemos dizer que a genética pode determinar o tipo de relógio em seu corpo, mas também é muito afetada pelo seu estilo de vida. Isso significa que os hábitos podem ser mudados ao longo da vida. Por exemplo, se acordarmos cedo nos primeiros dez anos de vida, durante a adolescência e início dos 20 anos dormimos mais tarde, quando chegarmos aos 60 anos, podemos retornar aos padrões de sono que tínhamos aos 10 anos.

No entanto, os fatores que determinam o cronotipo é único para cada pessoa.

Ok, mas vamos aprender ...

A pesquisa recrutou 56 indivíduos saudáveis ​​e pediu-lhes que realizassem uma série de tarefas cognitivas (para medir o tempo de reação e as capacidades, de planejamento e processamento e uma tarefa física (para medir a potência).

O teste é realizado em três horários diferentes - entre 8h e 20h - precisamente para entender como o desempenho de um indivíduo muda ao longo do dia. E os resultados mostram que existem diferenças importantes entre manhã e noite.

Os madrugadores podem ser identificados porque têm melhor desempenho no início do dia (8 horas em tarefas cognitivas e 2 horas em tarefas físicas), e seu desempenho é de 7% a 8% melhor do que a noite naquela hora. Por outro lado, os noturnos se enquadram nesta categoria porque têm melhor desempenho em tarefas cognitivas às 20h.

E corpo. Em comparação com a manhã, sua adesão é significativamente melhor à noite (3,7%).

O registro mais importante do estudo é que: não é preguiça, nem falta de organização ou cronograma das tarefas diárias. O relógio corporal afeta nosso desempenho em tarefas mentais e físicas.

Ah, as pessoas ao seu redor continuam dizendo que está tudo bem e que isso não importa?

Ok, então forneça a essa pessoa um exemplo de atleta de elite.

Uma vez que o sucesso dos esportes depende de um período de tempo mais curto, entenda que a pessoa treina e tem melhor desempenho em uma hora certa do dia e isso pode significar ganhar uma medalha de ouro ou obter a diferença final.

O mesmo vale para cada um de nós.

[Fonte: Revista Galileu]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter