Governo deve integrar processos seletivos

Governo deve integrar processos seletivos

Publicado em: 23 / 04 / 2015


Em declaração nesta quinta-feira (23) no programa Bom Dia Ministro, o ministro da Educação,Renato Janine Ribeiro, afirmou que o governo pretende facilitar a inscrição do aluno aproveitando os dados inseridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os programas de acesso à universidade: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os três programas selecionam os estudantes com base na nota no Enem.
Aqueles que não forem aprovados no Sisu e atenderem os requisitos, poderão concorrer ao ProUni. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. 
Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

A última opção seria o Fies, que oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. 

O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. Tanto o ProUni quanto o Fies exigem pelo menos 450 pontos na média do Enem e não ter tirado nota zero na redação.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter