Gestação: com supervisão, corrida é um cuidado de saúde útil para a mãe e o bebê

Gestação: com supervisão, corrida é um cuidado de saúde útil para a mãe e o bebê

Publicado em: 23 / 05 / 2022


Hoje vamos conversar sobre os cuidados que as corredoras devem ter durante a gestação.

– Ué...e grávida pode correr?

Pode, oras! Desde quando gravidez virou impeditivo para a prática de atividade física?

Lóóóogicooo que – nesta fase singular da vida da mulher – os exercícios devem ser acompanhados, de perto, pelos profissionais de saúde que cuidam da gestação, né?

Nenhuma futura mamãe quer – por mais que ame correr – ver seu bebê em sofrimento e a evolução da gestação ser prejudicada por sangramento, visão turva, falta de ar, palpitação ou dores fortes no abdômen, certo?

Muito bem, não somos nós que estamos dizendo, são os especialistas: com a devida supervisão é possível, sim, manter o hábito da corrida durante a gestação. A intensidade, obviamente, terá de ser drasticamente reduzida (em alguns casos será melhor caminhar em vez de correr), mas os exercícios físicos não precisam ser riscados da agenda durante esse período tão especial da vida da mulher.

Aliás, se o (a) médico (a) autorizar e com a devida supervisão de um (a) profissional de Educação Física, a prática de atividade física durante a gestação – no caso, a corrida, ainda que praticada de forma beeem leve – só ajuda. 

Alguns dos benefícios (elencados por profissionais de saúde) são: menor ganho com peso, diminuição de depressão, redução do risco de diabetes gestacional, diminuição do risco de parto prematuro e menor duração do trabalho de parto.



[Fonte: blogeducacaofisica.com.br] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter