Fuvest ainda mais acirrada

Fuvest ainda mais acirrada

Publicado em: 28 / 09 / 2015


Se você é um dos que vão prestar o próximo vestibular da Fuvest e já está se preparando para encarar a "batalha" da disputa pelo direito de ingressar no ensino superior público, vai aí uma dica extra: certifique-se de que os conteúdos estão na ponta da língua e cuide muito bem (também) da parte psicológica. Para a edição desse ano haverá "vagas a menos".

Como assim???

Calma, não arranque os cabelos. Vamos explicar.
 
Este ano - para a sua "suprema felicidade" - a concorrência no vestibular da Fuvest será maior. E por dois motivos. 

O primeiro dá conta, de fato, de uma procura maior pelo vestibular mais concorrido do país (este ano foram, até aqui, de acordo com a Fuvest, cerca de 142,6 mil inscritos contra 141.888 no ano passado).

O segundo diz respeito a uma novidade. Pela primeira vez em sua história, a USP irá considerar a nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das formas de ingresso na instituição. Isso significa que, do total de vagas oferecidas, 1.489 serão disputadas exclusivamente por aqueles que se inscreveram no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Os números totais (como o da relação candidato/vaga) ainda não foram computados na íntegra, mas a Fuvest promete divulgá-los no próximo 9 de novembro.

Calma, respire fundo. Se você estudou direitinho, não há o que temer. E ainda há mais uma possibilidade de você sair à frente dos concorrentes. Se você cursou o Ensino Médio - integralmente - em escola pública brasileira (seja ela municipal, estadual ou federal) pode aderir ao "Sistema de Pontuação Acrescida". Isso garantirá um bônus na sua nota da 1ª fase assim como na Nota Final de Classificação. Também valem cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), que incluem os supletivos.

Fique de olho no calendário! Os locais de prova da primeira fase serão divulgados em 23 de novembro. E a prova ocorrerá quase uma semana depois, no dia 29.

Você já deve saber, mas, só para relembrar, a primeira prova será aplicada em um domingo e terá início - impreterivelmente - às 13h (programe-se para não ser um daqueles atrasados que todo ano vemos pela TV sendo barrados, aos prantos, nos portões das escolas). O exame terá duração de cinco horas e trará 90 questões sobre Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês.

Os que passarem para a segunda fase (esperamos que você esteja entre eles!), responderão a três provas discursivas, todas com quatro horas de duração.
 
Anote essas datas também: em 10/01/2016, um domingo (ok, as festas de fim de ano já passaram, hora de voltar as atenções para o seu futuro profissional), você terá pela frente dez questões de Português e Redação;  no dia seguinte, segunda, 11/01/2016, será a vez de responder a 16 questões de História, Geografia, Matemática,  Física, Química, Biologia e Inglês; e em 12/01/2016, terça-feira, você será convidado(a) a resolver mais 12 questões com disciplinas referentes à sua área de carreira escolhida.

A lista da primeira chamada deve ser divulgada em 2 de fevereiro de 2016 no site da Fundação Universitária para o Vestibular.

Agora que você tem todas as informações, mãos à obra. Fique calmo(a) para conseguir mostrar tudo o que estudou. 

A Universila deseja boa sorte!

[Fonte: Portal G1 / Educação] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter