Filosofia no Ensino Médio: de suma importância para a construção de cidadãos capazes de refletir

Filosofia no Ensino Médio: de suma importância para a construção de cidadãos capazes de refletir

Publicado em: 16 / 11 / 2021


Qual a importância da Filosofia no currículo do Ensino Médio?

Nós, da Universila, passamos por aqui hoje para conversar um pouco com você sobre isso.


A Filosofia leva o (a) aluno (a) à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, o que significa que viabiliza a experimentação do pensar individual.

 

O Ensino Médio corresponde à fase em que o (a) jovem está se consolidando no que tange à forma de pensar, ao reforço de sua personalidade e de seus desejos, logo, nesse contexto, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental como colaboração.


Como sabemos, não existe receita pronta para a aplicação da Filosofia.


Recomenda-se que educadores priorizem as práticas que favoreçam a formação de jovens capazes de desenvolver pensamento e crítica próprios, “construindo”, assim, cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em suas vidas.

 

A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.

 

Junto da Sociologia, a Filosofia foi considerada – em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) – indispensável ao currículo do Ensino Médio, tornando-se então disciplina obrigatória.

 


[Fonte: Mundo Educação] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter