Fígado Gorduroso: Entenda a Hepatopatia e Aprenda a Prevenir

Fígado Gorduroso: Entenda a Hepatopatia e Aprenda a Prevenir

Publicado em: 28 / 02 / 2024


O fígado gorduroso, também conhecido como hepatopatia gordurosa ou doença hepática gordurosa não alcoólica, é uma condição médica que tem preocupado especialistas em saúde devido ao seu aumento significativo na população mundial.

Trata-se de uma condição em que há acúmulo excessivo de gordura no fígado, órgão responsável por diversas funções vitais no organismo, como a desintoxicação do corpo e a produção de bile, substância necessária para a digestão.


A doença hepática gordurosa não alcoólica é uma forma de hepatopatia que ocorre quando a gordura compõe mais de 5% do fígado, mas não está relacionada ao consumo de álcool. Essa condição pode evoluir para quadros mais graves, como a esteatohepatite não alcoólica, cirrose e até mesmo câncer de fígado.


Os sintomas do fígado gorduroso são, muitas vezes, silenciosos, mas podem incluir fadiga, dor ou desconforto no quadrante superior direito do abdômen e perda de peso sem motivo aparente. O diagnóstico é geralmente feito através de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.


A prevenção da doença hepática gordurosa não alcoólica envolve a adoção de hábitos de vida saudáveis. Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, aliada à prática regular de atividade física, é fundamental para manter o fígado saudável. Além disso, é importante evitar o consumo excessivo de álcool e controlar doenças metabólicas, como diabetes e obesidade, que podem contribuir para o desenvolvimento da condição.


É imprescindível procurar acompanhamento médico regular para a detecção precoce de qualquer alteração no fígado. A hepatopatia gordurosa é uma condição reversível quando tratada adequadamente, portanto, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações.


Referência:  Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter