Falar em público não precisa ser algo sofrido. Aprenda como driblar o medo de se expressar para muita gente

Falar em público não precisa ser algo sofrido. Aprenda como driblar o medo de se expressar para muita gente

Publicado em: 10 / 05 / 2016


Você está aí, se preparando para continuar / retomar os estudos e a sonhada graduação, finalmente, já aparece - bem claramente - no seu horizonte próximo.

Quanta felicidade, seu projeto de Educação vai, enfim, sair do papel!

Porém, uma coisa te preocupa: trata-se de um novo universo, outras demandas, muitas explanações alheias e "convites" para que você exponha as suas ideias.

Para tudo!

Esta é a parte em que você emperra e começa a suar frio.

"Será que daria para pular esta parte de falar em público?", você pode questionar aí.

Nós respondemos: não!

E por uma razão bastante simples. Seja lá qual for a área em que você esteja pretendendo atuar, a máxima "quem não aparece, não é lembrado(a)" é super válida.


"Ih, mas eu tremo de nervoso - e muito! - quando preciso falar para uma audiência. Como faço para me livrar desse problema?".

Calma, a Universila vai te dar umas dicas.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não é necessário "brigar" com a sua dificuldade. Nem com você mesmo(a). Se você trocar o "como eu faço para me livrar desse problema?" por "como posso proceder para minorar essa dificuldade?", as coisas mudam de figura.

Mas antes de passarmos algumas dicas para que você se sinta mais seguro(a) na hora de enfrentar uma audiência ávida por ouvir o que tem a dizer, achamos válido te contar que não está sozinho(a) nessa jornada contra a tremedeira na hora de expressar-se para um grupo de pessoas. Uma pesquisa realizada (recentemente) nos EUA indicou que os quatro piores medos dos jovens são, exatamente nessa ordem: acidentes de trânsito, morte, aranhas e...? Tchããrããmm! Falar em público!

De acordo com Malcom Love, especialista em comunicação em público, a referida paúra pode ser identificada em diferentes culturas, no mundo todo. E o motivo é um temor universal: o do julgamento.

Ninguém deseja despertar pensamentos ruins a seu respeito.

Estar em posição de vulnerabilidade - já que não é possível controlar o que se passa quando há muita gente envolvida - é o que faz com que o "falar em público" esteja em pé quase que de igualdade (em matéria de pavor) com aranhas e com o conceito da morte.

Sim, falar em público, para algumas pessoas, pode ser especialmente complicado, mas saiba que não é impossível.  

Acompanhe algumas dicas para melhorar seu desempenho frente a um grupo de pessoas ou, quem sabe, para se tornar um(a) grande orador(a):

- Se você decidiu utilizar tópicos (escritos em um papel) para guiar seu raciocínio, você não está errado(a), porém, ao falar, não fique preso(a) à tal folha. Lembre-se que comunicação oral....é oral (e não lida na forma escrita). São duas "construções de expressão" bem diferentes.

- Preste atenção na sua linguagem corporal. Enquanto fala, como você posiciona mãos, pernas e braços? Para onde direciona seu olhar? Fique de olho na sua postura! A sua linguagem corporal não deve distrair o público e, sim, servir como forma de reforçar o que você está dizendo.

- Falar em público é (ou deveria ser) quase o mesmo que participar de uma conversa. Calma! Não precisa pular aí na cadeira dizendo "mas é CLARO que não é!". É, sim! Com um pouco mais de entusiasmo, e uma maior altura de voz empregada, é a mesma coisa. Treine antes, em casa, e verá que não tem diferença.

- Se as suas mãos tremem durante a tal fala, existem truques para ocultar esse problema. Se você for usar papéis para orientar o que diz, cuide para que as folhas sejam grossas. Dessa forma ninguém vai percebê-las tremulando feito uma bandeira ao vento nas suas mãos. Ahhh...não tem papel para segurar? Apoie as mãos na mesa, na cadeira ou ainda no microfone. Conforme for se sentindo mais seguro(a) e confiante, solte uma das mãos. O tremor voltou? Devolva a mão para o apoio de novo!

No mais, sempre domine o assunto sobre o qual vai falar. Se você não sentir confiança no tema da sua apresentação, j-a-m-a-i-s falará bem. Quanto mais domínio do que fala você apresentar, mais será respeitado(a) e admirado(a) pela plateia que o(a) assiste.  

Por fim, sempre que se puser a falar para um grupo de pessoas conte uma história. Exerça a empatia e tente se colocar no lugar daqueles que vão te ouvir. Você gostaria de assistir a uma leitura de relatórios? Claro que não, certo? Então, voltemos para o lado de cá da exposição. Conte uma boa história e consiga captar a atenção do grupo que você pretende atingir.

Fácil? Sabemos que não!

Mas com um pouco de treino você consegue! Nós, da Universila, garantimos que sim!

E então a sua graduação (bem como a trajetória profissional que virá depois dela também) será um sucesso do começo ao fim!

[Fonte: Exame.com] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter