Estratégia é fundamental para que o seu currículo seja visto

Estratégia é fundamental para que o seu currículo seja visto

Publicado em: 22 / 10 / 2015


Você está aí, reavaliando a sua carreira, pensando em enviar alguns currículos para que eles possam abrir novas portas profissionais.

Muito bem! Parar para pensar - com carinho - na própria trajetória profissional (e não apenas deixar que ela o leve) é de fundamental importância para qualquer um.

Mas você já estruturou uma estratégia de envio para esses currículos que você pensa em distribuir?

Ahn? Estratégia para enviar currículos?

Mas não é só anexar o documento em um e-mail, selecionar um destinatário, colocar os endereços eletrônicos "do mundo inteiro" em cópia oculta e clicar em "enviar"?

Depende. Você quer que o seu currículo seja lido ou não?

Se não quiser, pode continuar com essa fórmula equivocada aí.  Podemos afirmar que aquela sua lamúria ("do que adianta mandar CV se ninguém lê?") estará garantida ainda por muito tempo.

Maaass, se - em meio a milhões de currículos que caem, diariamente, nas caixas de e-mail de recrutadores, headhunters ou profissionais graduados - você desejar que as suas aptidões profissionais chamem atenção, é bom rever seus conceitos...e sua estratégia.

Es-tra-té-gi-a!  Palavra originada do termo grego "strategia", que significa plano, método para alcançar um objetivo.

Se você assistiu o primeiro "Tropa de Elite" (do diretor José Padilha, com Wagner Moura como protagonista), vai se lembrar da - grande - importância que tem o entendimento claro do conceito "estratégia".

Bom, voltando ao seu currículo...você quer enviá-lo para alguém. Ou para "alguéns". Pois envie!

Individualmente.

"Nossa, um por um?" - você já reclama em voz alta aí - "Mas eu quero mandar para muitas pessoas!"

Que ótimo. Talvez seja o caso de operar uma redução nesta lista, não? Você quer um novo posto ou apenas fazer um derrame desordenado das suas habilidades profissionais no mercado?

Ok, você quer manter sua enorme lista de destinatários. Tudo bem.  

Mas para obter sucesso - ou seja, para que o seu e-mail chame a atenção e seu currículo seja visto - como já adiantamos acima, a dica é enviar os tais muitos e-mails de forma individual e, de preferência, com algum texto introdutório que fale direto ao dono do endereço.

Agindo dessa forma você aumenta - consideravelmente - as chances do seu CV destacar-se em meio aos outros, enviados - aos montes, diariamente - por pessoas que desejam o mesmo posto que você ambiciona.

Sem estratégia - como o Capitão Nascimento advertiu o soldado "Zero Cinco" - você pode acabar "explodindo" qualquer tipo de chance...e a si mesmo(a). 

[Fonte: Exame.com] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter