Enfim, 18! Ex-reitora de Stanford diz o que isso deveria significar

Enfim, 18! Ex-reitora de Stanford diz o que isso deveria significar

Publicado em: 24 / 06 / 2016


Ah, você, enfim, completou os tão sonhados 18 anos! E, agora, "o futuro é um mar aberto", cheio de possibilidades, que você não vê a hora de desbravar, certo?

Siimmm!! E não também.

Muita calma nessa hora!

Olhar para frente e arquitetar o futuro é preciso, mas será que você já tem aí algumas habilidades das quais - certamente - vai precisar em breve?

Nós, da Universila, te perguntamos. E Julie Lythcott-Haims - ex-reitora de Stanford e especialista em comportamento de pais - também.
 
Comportamento de...pais? Como assim? O que isso tem a ver com os seus 18 anos?

Tudo!

Autora do bestseller "How to Raise an Adult" ("Como Criar um Adulto", editora Rocco), Julie lançou mão de conversas com comitês de seleção de universidades, com outros reitores e da própria experiência para abordar um tema bem perigoso, que ela chama de "overparenting". Trata-se da prática de muitos pais de interferirem excessivamente na vida dos filhos, fazendo com que o processo de amadurecimento e desenvolvimento da "cria" seja prejudicado.

No livro, ela discorre sobre jovens que chegaram os 18 anos, cheios de energia e querendo abraçar o mundo, porém, muitas vezes, agindo no sentido contrário, ainda como crianças, orientados pelos conselhos maternos/paternos.

Um site decidiu formular para a especialista a seguinte pergunta: "Quais são as habilidades que todo jovem de 18 anos deveria ter?".

E algumas das respostas vamos te contar agora. Será que você se encaixa no que alguém da sua idade deveria estar apto(a) a fazer?

Vejamos...

A gente sabe que você ouviu a vida inteira que não devia conversar com estranhos, mas é preciso que saiba, agora que chegou aos 18, que para que você possa se desenvolver, precisará, sim, abordar/ conversar com desconhecidos. O exercício aqui é conseguir discernir os bons dos maus. Difícil? Bem-vindo(a) à vida(quase) adulta!
 
Outra coisa: aquela antiiiga prática, comum na sua casa, segundo a qual você só saía de casa se seus pais dessem carona tem de cair por terra. Já era! Você precisa exercitar responsabilidade e autonomia de ir e vir.

Bom, depois dos 18, nem precisamos dizer que lembrar de fazer as tarefas da escola (ou da universidade) não é mais responsabilidade de seus pais, certo? Aprenda a lidar com prazos.

Mais um item importantíssimo: saiba lidar com o seu dinheiro. Tenha em mente que, quando "desembarcar" no mercado de trabalho, seu chefe não vai querer nem saber se o seu salário acabou muito antes do findar do mês. Logo, se você recebe mesada dos seus pais, saiba gerenciá-la.
 
Estes são apenas alguns tópicos. Existem muitos outros!

Então cabe a pergunta: e aí? Os 18, enfim, chegaram! Tá preparado(a)?

[Fonte: Exame.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter