ENEM: resultados só em janeiro do ano que vem

ENEM: resultados só em janeiro do ano que vem

Publicado em: 05 / 11 / 2015


Ter certeza se 2016 será (ou não) o ano do sonhado ingresso no 3º grau vai ficar, de fato, para o ano que vem. Quem achou que a notícia poderia vir precedendo o clima festivo de Natal, aí vai a confirmação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante: os candidatos só saberão qual foi o desempenho deles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na primeira semana de 2016.


Haja ansiedade!
É certo que já dá para ter mais ou menos uma ideia, visto que o gabarito oficial das provas foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), no último dia 28. Mas sempre fica a expectativa para saber - especialmente - qual foi o desempenho na sempre tão temida redação (que tem peso importante para o cômputo final, o que vai, no final das contas, determinar quem passa e quem vai precisar tentar de novo no ano que vem).

Dos mais de 7,7 milhões de candidatos inscritos no exame, quase 2 milhões não precisarão aguardar o romper de 2016 para aplacar a angústia da espera pelos resultados: eles simplesmente não estiveram dentro das salas de aulas para responder às provas. O número impressiona, mas o índice de abstenção este ano foi de 25,5%, menor do que a versão anterior (28,64%). Ou seja, certamente mais gente resolveu sair de casa cedo, a fim de não se atrasar e ver o sonho ser postergado por um portão fechado.

Este "exército de aspirantes a universitários" distribuiu-se por 1.723 cidades e respondeu às provas em 14.455 escolas e faculdades.

Obrigação cumprida, agora resta curtir o restinho desse ano e esperar pela divulgação dos resultados nos primeiros dias de 2016.

A torcida da Universila é para que, em muitas casas pelo Brasil afora, a comemoração do Natal e do Ano Novo se estenda até a primeira semana de janeiro e que culmine em matrículas feitas em excelentes universidades.  



[Fonte: Portal R7 / Brasil Escola ? ENEM]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter