ENEM: entrevistas...só na hora da comemoração

ENEM: entrevistas...só na hora da comemoração

Publicado em: 23 / 10 / 2015


Este é um recado para você, que vai prestar o ENEM no fim de semana que se avizinha. Pare tudo o que está fazendo e preste muita, muuuitaaa atenção nas recomendações que virão a seguir. E guarde-as como guardaria a sua própria vida!

"Uau", você deve ter pensado, "mas por que esse tom sério e dramático?".

Aqui está a resposta: porque NÃO queremos vê-lo(a) sendo entrevistado(a) pelos repórteres de plantão, que TODO ano registram o desespero daqueles que se preparam o ano inteiro para a prova e, no "dia D", na "hora H", simplesmente não conseguem entrar para responder aos testes porque...chegaram atrasados!

Acompanhe quatro dicas para que você deixe os jornalistas sem ter quem entrevistar:

- a primeira delas é percorrer o trajeto ANTES. Parece tão óbvio, não? Mas muita gente ainda deixa para descobrir como chegar ao local da prova...no dia da prova. Tem receita "mais eficiente" para dar tudo errado? Não, né? Não brinque com a sorte. Procure, com antecedência, a escola onde vai fazer a prova. Familiarize-se com o caminho, observe o tempo que leva para chegar, escolha qual será o meio de transporte. Tudo é importante para que você consiga programar-se para o dia em que seu futuro profissional estará em jogo. Lembre-se que aos sábados e domingos, o transporte público sofre alteração e, por isso, pode ser que haja menos opções de carros e horários.

- vale lembrar também que cidades como São Paulo contam com ciclofaixas temporárias, que funcionam aos...? Finais de semana! Ainda falando da capital paulista, também existem regiões que, aos domingos, ficam fechadas para motoristas e abertas apenas para pedestres (caso recente da Avenida Paulista). Tais mudanças alteram toda a dinâmica do trânsito. Planeje-se, saia mais cedo de casa se alguma dessas interferências urbanas estiver no seu caminho!

- não é preciso nem dizer que ir para a balada e/ou dormir tarde nos dias que antecedem as provas não é uma ideia muito boa, não? Aproveite para descansar e se alimentar bem. Ir para o extremo oposto - ou seja, virar a noite em claro, estudando - também é péssima alternativa. O que você tinha que estudar já estudou. Agora respire fundo e concentre-se. O ENEM é uma prova de longa duração, exige resistência. Logo, esteja, na medida do possível, relaxado(a).

- agora o item que mais tira candidatos de dentro das salas de aula em dias de provas do ENEM: o horário de verão! A alteração nos ponteiros influencia diretamente no horário de fechamentos dos portões das escolas. Fique de olho, programe-se para não se confundir e acabar chegando atrasado(a). Além do horário de verão, ainda existem os fusos horários observados no território brasileiro. Logo, ATENÇÃO, nem sempre os fechamentos dos portões seguem o horário de Brasília!

Nós, da Universila, não queremos te ver na TV (aliás, queremos, mas só depois, quando estiver comemorando a conquista da vaga na universidade). Torcemos é para que você esteja dentro da sala de aula no horário certo, arrasando nas respostas das provas.

Para te dar uma ajudinha, listamos a seguir os diferentes horários de fechamento dos portões pelo país afora. Confira...e boa sorte!

Fechamento dos portões às:

13h (hora local): Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina e São Paulo.
12h (hora local): Alagoas; Amapá; Bahia; Ceará; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Sergipe e Tocantins.
11h (hora local): Amazonas; Rondônia; Roraima.
10h (hora local): Acre.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter