Edital: o mapa para conquista de vaga em concursos

Edital: o mapa para conquista de vaga em concursos

Publicado em: 06 / 10 / 2015


Você é concurseiro(a)?

Se a resposta foi afirmativa, segue mais uma: você tem o hábito de ler os editais dos concursos nos quais se inscreve?

Não?

Então pode adotar este hábito já!

Estudar - também - o edital é uma providência que pode fazer toda a diferença na reta final, visto que a não adequação a um único requisito - sempre expresso claramente no edital - pode impedir a posse em caso de aprovação.

Já imaginou? Você estudou loucamente, passou horas a fio acordado(a), deixou de se divertir, dividiu os estudos com suas outras atividades, enfim passou no sonhado concurso (oba, estabilidade à vista!) e, na hora "H", descobre que não pode assumir seu posto porque não atende aos requisitos exigidos pelo mesmo. E você perdeu este tempo imenso apenas porque não leu o edital!

Sinta o beliscão. Pode voltar à vida real. Ufa! Foi só uma divagação desagradável.

Mas para que ela não se torne uma realidade amarga, preste muita atenção a algumas dicas:

- Procure pelo edital do concurso anterior ao que você vai prestar. Se você esperar para estudar o documento da edição atual, não vai ter tempo de analisá-lo como se deve. O intervalo entre a publicação do edital e a primeira prova, geralmente, é bem curto, em torno de 45 a 60 dias. É um tempo absolutamente insignificante para que você consiga se preparar. É possível encontrar este material no Diário da Oficial da União. E não se preocupe por estudar o documento da edição anterior. De uma versão para a outra são poucos os acréscimos de "novidades".

- Detenha-se sobre a estrutura geral do documento. Especialistas afirmam que a seção mais básica de um edital - logo, a que você deve prestar especial atenção - é a das disposições preliminares. Nesta parte você obterá, por exemplo, informações sobre a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc) e o local das vagas. Prosseguindo com a leitura, você ainda terá acesso à relação de vagas oferecidas e às (importantíssimas) exigências que você deve atender para se candidatar a uma delas. É possível ficar sabendo também sobre as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca. Aqui vale prestar atenção redobrada: muitas vezes o conteúdo que será cobrado nas provas está elencado em anexo.
 
- Leia e releia cada seção - meticulosamente - quantas vezes achar necessário. Este tópico dispensa muitas explicações, não? Leia tudo, não ignore nem as disposições finais. Sempre existe uma informação muito útil nesta parte. Se sentir dificuldade para entender algum ponto procure ajuda de um professor ou de um especialista em concursos.

- Depois de ler todo o material, elabore um resumo com as informações mais importantes. Se quiser, pode destacá-las no próprio documento que tem em mãos com uma caneta marca-texto. Mas se você optar por anotá-las, do seu jeito, de uma forma mais simplificada, as chances de absorvê-las melhor é bem maior.

Tenha em mente que o edital bem destrinchado é o mapa que vai levá-lo(a) à conquista da vaga que você tanto almeja. 

A Universila deseja boa sorte na empreitada!
 
[Fonte:  Exame.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter