Direito cresce no Fies e financiamento já coloca mais alunos nas particulares do que nas públicas

Direito cresce no Fies e financiamento já coloca mais alunos nas particulares do que nas públicas

Publicado em: 10 / 01 / 2016


Cresceu substancialmente o número de estudantes de Direito que frequentam cursos de universidades privadas subsidiados pelo FIES. Um relatório preparado pelo Observatório do Ensino do Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) revelou que, atualmente, um em cada quatro alunos da área recebe auxílio governamental para estudar.

O descritivo ainda traz a informação de que foi em 2012 que a "virada" aconteceu. Naquele ano, o número de contemplados pelo FIES com financiamento para o curso de Direito foi da ordem de 75,5 mil, contra 62,5 mil estudantes de cursos gratuitos. O crescimento fica ainda mais nítido se forem avaliados os números do ano anterior. Em 2011 eram 43.378 alunos em faculdades pagas com Fies.

De acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado (de 2013), no ano referido o financiamento estudantil beneficiou 132,9 mil alunos de Direito. No mesmo período, o número de vagas nas instituições públicas foi de 64,9 mil.

Se a estes números forem somados os beneficiários do Programa Universidade para Todos (ProUni) - que concede bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda - o subsídio federal atendeu 170,5 mil alunos de um total de 704,9 mil matriculados em cursos pagos.

Hoje, o número de estudantes de Direito matriculados em cursos pagos com financiamento público já é superior ao número de vagas oferecidas em instituições federais e estaduais.

O estudo da FGV integra um conjunto de pesquisas sobre Direito com abrangência nacional. Na pauta figuram análises de perfil de quem ensina (os docentes), de quem aprende (os alunos), bem como onde esse processo acontece ("retratos" das instituições).

[Fonte: Exame.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter