Dia Nacional das Artes: celebremos este 12 de agosto!

Dia Nacional das Artes: celebremos este 12 de agosto!

Publicado em: 12 / 08 / 2021


Neste 12 de agosto celebramos todas as expressões artísticas nacionais.

As homenageadas podem se apresentar sob diversos formatos, seja a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, as Artes Plásticas ou as muitas outras expressões das quais dispomos e que têm, cada uma delas, sua peculiaridade e importância.


Tamanho cardápio de Arte por aqui é o resultado / reflexo da presença de outros povos, de outras culturas em nossa sociedade. Por influência de portugueses, africanos, franceses e espanhóis é que o Brasil, hoje, conta com uma de suas principais riquezas: a diversidade.


Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “dada a diversidade das atividades realizadas por um artista, a Lei 6.533 e o Decreto 82.385 – ambos de 1978 – regulamentam a profissão como ‘Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões’ e reconhece mais de 100 funções, que foram divididas em Artes Cênicas, Cinema e Fotonovela”.


Ainda segundo o MTE contamos, atualmente, com 68.757 profissionais brasileiros registrados como artistas. São Paulo é o estado que possui o maior número, com 26 mil cadastros. Na sequência, vêm Rio de Janeiro, com 11 mil, e Paraná, com 8.282 registros.


Fato é que, independente de sua forma de chegar ao público, a Arte é uma poderosa ferramenta, usada com fins de comunicação, mobilização e expressão de sentimentos. Por isso a suma importância da referida manifestação.


Isto posto...Feliz Dia Nacional das Artes! 


[Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter