Dia Nacional da Matemática!

Dia Nacional da Matemática!

Publicado em: 06 / 05 / 2021


Bem, como todos sabemos, essa ciência exata não é exatamente uma preferência universal, certo? Porém, existe no nosso dia a dia e envolve o mínimo de detalhes, por isso é muito importante, podendo até ser celebrado com uma data no calendário.

Há muito tempo, a Associação Brasileira de Educação Matemática (SBEM) comemorava este dia de maneira informal, a partir do projeto de lei proposto pela deputada Raquel Teixeira em 5 de maio de 2004, o “Dia da Matemática” (e comemorado em âmbito nacional).

Em relação à proposta de realização desta celebração no calendário nacional, o deputado sugeriu ao Ministério da Educação e Cultura que incentive a realização de atividades culturais e educativas nesta data.

Resolvido! No entanto, foi somente em 26 de junho de 2013 que a Lei nº 12.835 foi promulgada.

Isso torna o Dia Nacional da Matemática um evento oficial, que é mais uma oportunidade para incentivar professores e alunos a cultivar a cultura e o conhecimento.

Por que 6 de maio?

Naquele dia, em 1895, nasceu no Rio de Janeiro o Júlio César de Mello e Souza, formado em engenharia civil e nunca tinha se especializado nessa área, mas devido aos seus conhecimentos de matemática e escrevendo Cheio de entusiasmo, ele começou a se envolver no campo científico preciso.

Firme admirador da cultura árabe, ele começou a incorporá-la em suas obras, como Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan. A fama era tão grande que Júlio César tornou-se conhecido em 1933 como o verdadeiro autor de obras revolucionárias.

O que ele não esperava era que o pseudônimo se tornasse tão grande que ele continuaria a usar nomes árabes para continuar a produção. Ele até conseguiu a autorização de Getúlio Vargas para ter o pseudônimo "Malba Tahan" ao lado de seu nome na carteira de identidade.

O fato é que, com sua expertise, Mello e Souza entregou matemática com sucesso de uma forma fascinante, apresentando quebra-cabeças e fantasias, o que torna o aprendizado da matemática uma aventura divertida e emocionante. Por causa dessa forma única de escrever, ele vendeu mais de um milhão de livros, e sua obra mais famosa, "O Homem que Calculava", tornou-se um best-seller e ainda atrai novas gerações.

Bem, agora você entendeu um pouco a celebração deste dia ... Feliz Dia da Matemática!

[Fonte: Brasil Escola] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter