Dia Mundial do Meio Ambiente: precisamos nos habituar a cuidar bem da nossa - grande - casa

Dia Mundial do Meio Ambiente: precisamos nos habituar a cuidar bem da nossa - grande - casa

Publicado em: 07 / 06 / 2016


Você sabia que domingo, 5 de junho, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente? A data foi instituída em 1972 com o objetivo de incentivar ações de proteção e preservação do meio ambiente. Também teve por intuito alertar o público mundial (assim como os diferentes governos) para as consequências advindas do fato de não cuidarmos - como é devido - do planeta em que moramos.

A primeira Conferência das Nações Unidas voltada para o debate sobre as condições do ambiente humano aconteceu em 5 de junho do ano já citado e, em função disso, fixou a data - definitivamente - no calendário mundial.

Visto que todos sabemos que não basta cuidar apenas do interior de nossas residências e que estamos, todos, "acondicionados no mesmo lar", você pode se perguntar: "mas como faço para zelar pelo planeta em que moro?"

Nós, da Universila, vamos te dar umas dicas:

Você pode, por exemplo, pintar um mural falando sobre a natureza e sobre sua importância para a sobrevivência humana. Outra atitude bem bacana é ajudar a limpar uma praia (olha que ideia!).

Você também pode produzir coisas com material reciclado. Veja que super oportunidade de exercitar a sua criatividade!

Lembra daquelas três coisas que sempre ouvimos dizer que marcam a passagem humana pela Terra (escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore)? Que tal plantar uma árvore por aí? Uma não, várias, por onde você passar? E que tal um mini jardim em casa? Isso também contribui - e muito! - para a saúde do planeta em que todos nós vivemos.
Já falamos ali em cima sobre oferecer o seu tempo e a sua boa vontade para ajudar a limpar uma praia, mas, se você estiver longe do mar, também pode emprestar sua energia e seu zelo para um parque perto de onde você mora...Que tal?

Ah, mas tem um procedimento que você pode efetuar, sim, sem maior complexidade, e o planeta vai ficar super agradecido por isso: comece a separar seu lixo (entre resíduos orgânicos e não-orgânicos) para que ele possa ser reciclado e se transforme em outras coisas que, em vez de poluir "nossa casa", vão se tornar úteis para outras pessoas.

Não requer tanto tempo assim, vá?

Basta um pouquinho de organização e, logo logo, a "novidade" vira hábito e entra na sua rotina.

Vale a pena pensar com mais carinho no lugar que nos oferece as condições para que possamos respirar e viver bem, não? Por nós e pelas próximas gerações que habitarão esta mesma casa.

Não importa que este ano a data já passou. O cuidado com a "casa onde moramos" deve ser frequente e atemporal.

Para que você tome o primeiro impulso e aja, a Universila te dá um estímulo e tanto, veja só: ao tirar seu lixo de dentro de casa e achar que só isso já ajuda a manter seu ambiente limpo, lembre que "lá fora" não existe. Estamos TODOS "aqui dentro".

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter