Dia dos panificadores!

Dia dos panificadores!

Publicado em: 08 / 07 / 2021


Cheirinho de pão saindo do forno... uma delícia, não?

Mas para que todos nós sintamos um aroma tão atraente, é necessário que haja uma pessoa especial responsável por fazer a massa perfeita e o tempo correto do forno.

E hoje é dia dele: do padeiro!

A tendência histórica diz que os registos do calendário dizem respeito a um episódio relacionado com Santa Isabel ocorrido em Portugal por volta de 1333.

Segundo relatos, a terra dos Cames passava por um período difícil e a fome atingiu todas as classes sociais.

Diante dessa situação, Isabel, que é casada com o Rei D. Diniz, para resolver esse problema, penhorou suas joias. Além disso, segundo os historiadores, o dinheiro obtido pela senhora poderia ter sido usado para encomendar trigo à distância. O objetivo é abastecer o Celeiro Real Português.

O rei, seu marido, que nada sabia, começou a notar que sua esposa sempre saía com um avental largo. Então ele perguntou o que havia dentro de sua rainha. Com medo de ser culpada, Isabel diz ao marido que são rosas. Ele, desconfiado, pediu ao monarca que abrisse o avental dela.

E naquele pedaço de pano estão caindo rosas vermelhas!

O rei ficou impressionado e beijou a mão de sua esposa, enquanto seus súditos estavam com fome e a elogiaram, dizendo que um grande milagre havia acontecido.

Por isso, Santa Isabel é considerada a padroeira do padeiro.

No entanto, a existência de pão em humanos pode ser rastreada até uma história mais distante.

Os historiadores gerais e aqueles que se dedicam ao estudo da memória do pão apontaram claramente que o primeiro exemplo precioso de dormência em nossas narinas foi cozido em pedras quentes na Mesopotâmia, há mais de 10.000 anos.

Viu? O pãozinho nosso de cada dia já vem de longe!

Agora saudamos aos padeiros que não deixaram a receita morrer e trazem essa delícia para a sociedade.

 [Fonte: www.calendariobr.com.br] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter