Dia do Orientador Educacional: A Importância da Pós-Graduação para a Profissão

Dia do Orientador Educacional: A Importância da Pós-Graduação para a Profissão

Publicado em: 04 / 12 / 2023


No dia 4 de dezembro, comemora-se o Dia do Orientador Educacional, profissional fundamental na construção de um ambiente de aprendizado saudável e eficaz.

Sua atuação vai além do acompanhamento acadêmico, abrangendo também o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes. 


A formação em orientação educacional, muitas vezes, é complementada por uma pós-graduação na área de educação. Este passo adicional na formação acadêmica proporciona ao orientador uma visão mais aprofundada das teorias educacionais, políticas públicas de educação e das diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. 


No Brasil, a pós-graduação em educação tem ganhado cada vez mais destaque. Segundo dados do Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), houve um aumento de 74% na procura por cursos de pós-graduação na área de educação entre 2010 e 2019.


O papel do orientador educacional é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ele é o elo entre a escola, a família e a comunidade, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e participativos. 


Com a pós-graduação, o orientador educacional tem a oportunidade de aprimorar suas habilidades e competências, tornando-se ainda mais capacitado para lidar com os desafios da educação contemporânea. 


Neste Dia do Orientador Educacional, reconhecemos a importância desses profissionais para a educação brasileira e incentivamos a busca pela formação contínua, como a pós-graduação, como meio de aprimoramento profissional.


Referência: 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter