Dia de celebrar o (a) doador (a) voluntário (a) de sangue

Dia de celebrar o (a) doador (a) voluntário (a) de sangue

Publicado em: 25 / 11 / 2021


Neste 25 de novembro celebramos alguém que merece, mesmo, todas as homenagens: o (a) doador (a) de sangue!


A data comemorativa foi concedida por meio do Decreto nº 53.988 - de 30 de junho de 1964 - assinado pelo presidente Castello Branco.


E o dia, em específico, tem relação com os dados do aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.


Além, claro, de homenagear como pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, o registro também se propõe a informar / conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.


Nós, da Universila, rendemos todas as nossas homenagens aos que já têm a doação de sangue como hábito e lembramos a todos que o ato em si é uma grande demonstração de solidariedade humana, que ajuda a salvar muitos de vidas todos os dias, por meio de transfusões.


Parabéns, doador (a) voluntário (a) de sangue!


E se você ainda não é, procure o banco de sangue mais perto de você para buscar mais informações sobre como doar.


Lembramos que - de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) - para doar sangue é necessário seguir algumas regras, dentre como quais:


- Entre 16 e 69 anos;

- Ter, no mínimo, 50 quilos;

- Estar saudável;

- Estar bem alimentado e descansado;

- Após o parto, conforme as mulheres devem esperar para doar sangue - entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);

- Após uma doação de sangue como as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60.



[Fonte: www.calendarr.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter