Dia da Educação: conheça mais sobre a data

Dia da Educação: conheça mais sobre a data

Publicado em: 28 / 04 / 2015


É comemorado no dia 28 de abril o Dia Internacional da Educação. A data faz referência à conclusão do Fórum Mundial de Educação, realizado na cidade de Dakar no Senegal, entre 26 e 28 de abril de 2000.


No encontro representantes de 180 países estabeleceram seis  metas com o objetivo de disseminar o acesso à educação de qualidade ao redor do  mundo. O prazo para tanto era 2015.
Após quinze anos, foram alcançadas algumas metas, porém, foram   insuficientes para o cumprimento das metas em quase todos os países.
No Brasil, a Unesco considera que apenas duas das   seismetas foram cumpridas.
Como 2015 é o prazo final para o cumprimento das metasEPT (Educação para Todos), uma nova edição do Fórum Mundial de  Educaçãoocorrerá na Coréia do Sul, em Incheon, entre 19 e 22 de maio desse ano,envolvendo representantes dos Estados Nacionais e da sociedade civil.
O novo paradigma curricular consta das metas e estratégias  que tratam da Base Nacional Comum Curricular. A valorização de todos os  profissionais da educação é tema de quatro das 20 metas do plano. E as"tecnologias e técnicas" também são trabalhadas em diversas de suas  estratégias. Inclusive hoje (28/4), participo de audiência pública na Câmara   dos Deputados dedicada a analisar a regulamentação de cada uma das agendas  institucionais do plano.
 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter