Deu a lógica na História!

Deu a lógica na História!

Publicado em: 25 / 08 / 2015


Já imaginou como seria a vida sem que soubéssemos o que aconteceu no passado e como foi que chegamos até aqui?

Seria bem estranho!

Mas, felizmente, temos a disciplina História nos currículos escolares para nos ajudar a entender como as diversas sociedades "se movimentaram e se desenvolveram" para chegarem onde estão hoje.

Mas como fazer para estudar História? Há quem goste da matéria, mas não saiba como percorrer seu conteúdo. Assim como existem também os que não gostam nada de estudar a narrativa da sucessão de acontecimentos mundiais e, por isso mesmo, quando uma prova se aproxima, nem sabem por onde começar a revisão.

Esteja você em qualquer um dos dois grupos, a Universila te dá uma ajudinha para que estudar História torne-se uma atividade eficiente, prazerosa e instrutiva (afinal de contas, do que adianta apenas decorar para a prova, sem entender, de fato, o que está estudando, não é mesmo? Sua carreira, lá na frente, pode te pedir exatamente estes conhecimentos...pense nisso).

Vamos lá...

Comece roteirizando os seus estudos. Divida-os em cinco tópicos. Cada um deles pode ser traduzido em perguntas que podem ajudar bastante no desenvolvimento do resumão que você acabará produzindo assim que responder a todas elas:

- Tempo/espaço: quando aconteceu?

- Contexto histórico: o que estava acontecendo paralelamente no mundo?
 
- Antecedentes: o que houve antes que pode ter levado à tal passagem histórica que você está estudando?

- Acontecimento: o que foi, exatamente, a passagem histórica? O que houve?

- Desdobramentos: quais foram as consequências do fato? Tanto no local como no cenário mundial?

Note que é quase matemático! Há uma sequência lógica. E podemos garantir que, se você estruturar seus estudos de História dessa forma, como um pequeno roteiro, não há como errar! Você vai se dar bem não apenas na prova que se aproxima, mas vai absorver o conhecimento em definitivo. E a sua vida profissional (ou seja, você mesmo/a, no futuro) é quem terá a ganhar - e muito - com isso!

Bons estudos! 


[Fonte: serestudante.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter