Depressão em Jovens: Uma Epidemia Silenciosa e Subtratada

Depressão em Jovens: Uma Epidemia Silenciosa e Subtratada

Publicado em: 29 / 11 / 2023


A depressão, uma doença mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, está se tornando cada vez mais prevalente entre os jovens, mas muitas vezes não recebe o tratamento médico adequado, de acordo com especialistas em saúde mental.

Os jovens, especialmente aqueles na adolescência e início da idade adulta, estão entre os mais afetados pela depressão. No entanto, a falta de conscientização, o estigma associado à doença mental e a falta de acesso a serviços de saúde mental adequados muitas vezes impedem que esses indivíduos recebam o tratamento de que precisam.


A depressão é mais do que apenas sentir-se triste ou desanimado por alguns dias. É uma doença séria que afeta a maneira como uma pessoa pensa, sente e lida com atividades diárias, como comer, dormir ou trabalhar. Os sintomas devem durar pelo menos duas semanas para um diagnóstico de depressão.


Os jovens com depressão podem experimentar uma variedade de sintomas, incluindo tristeza persistente, perda de interesse em atividades que costumavam gostar, dificuldade de concentração, fadiga, sentimentos de inutilidade ou culpa, e pensamentos de morte ou suicídio.


Apesar da gravidade da doença, muitos jovens com depressão não recebem o tratamento de que necessitam. Isso pode ser devido a uma variedade de fatores, incluindo a falta de conscientização sobre a doença, o estigma associado à doença mental e a falta de acesso a serviços de saúde mental de qualidade.


A depressão é uma doença tratável, e a maioria das pessoas com depressão melhora com o tratamento, que geralmente inclui medicação, psicoterapia ou uma combinação de ambos. No entanto, é crucial que os jovens com depressão recebam o tratamento de que precisam o mais rápido possível para evitar complicações a longo prazo, como problemas de saúde física e mental, dificuldades acadêmicas e profissionais, e até mesmo o suicídio.


É fundamental que pais, professores e outros adultos na vida dos jovens estejam cientes dos sinais e sintomas da depressão e saibam como obter ajuda se suspeitarem que um jovem pode estar deprimido. Além disso, os jovens devem ser encorajados a procurar ajuda se estiverem se sentindo deprimidos.


Referência: 

American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter