De volta às aulas com máscaras: como garantir que crianças pequenas se protejam corretamente do coronavírus

De volta às aulas com máscaras: como garantir que crianças pequenas se protejam corretamente do coronavírus

Publicado em: 03 / 03 / 2021


Com a volta à escola, muitos questionam sobre as medidas que devem ser tomadas para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Os pais e responsáveis ​​por creches com crianças em idade pré-escolar estão em uma situação difícil, sem saber como proteger seus filhos.

Os especialistas usam explicações (por exemplo, no caso específico das máscaras) para amenizar algumas preocupações, e é recomendado usá-las somente após 2 anos de idade (devido ao risco de asfixia). Deve haver supervisão constante dos 2 aos 6 anos.

Mas e quanto ao modelo da máscara, qual deveria ser?

Pode ser feito de trifenilamina ou pode ser feito de algodão de camada dupla, mas nunca de tricot. O segredo é que a máscara se adapte bem ao rosto, cubra bem o nariz e a boca e não tenha aberturas nas laterais. Precisa dar conforto e sem coceira.

O ideal é que os pais enviem máscaras extras para substituição durante as aulas. A razão? Após três horas, a máscara de tecido quando úmida perde sua função.

Além disso, as crianças se sujam mais.

O que fazer quando a criança não usa máscara por não gostar dessa sensação?

Sim, é muito difícil, mas existem algumas maneiras de resolver esse problema. Os especialistas sugerem que as famílias devem investir em "alfabetização da saúde" e explicar às crianças que o uso de máscaras em qualquer lugar é uma medida importante para prevenir o coronavírus. Um ótimo recurso é unir tudo isso a momentos interessantes (cores e estampas podem ser usadas como estratégia).

O mais importante é que os pais ou responsáveis ​​estejam sempre atentos devido à necessidade de reforçar a supervisão (as crianças têm baixa autonomia e é comum que se esqueçam da etiqueta).

[Fonte: G1 // Educação]

Conheça nosso curso de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter