Conheça o Stonehenge: a origem de suas pedras foram revelados pela Ciência

Conheça o Stonehenge: a origem de suas pedras foram revelados pela Ciência

Publicado em: 25 / 03 / 2021


Um estudo publicado na revista científica "Science Advances" revelou a origem da famosa pedra do Monumento Stonehenge.

Durante séculos, as rochas de arenito, instaladas no sul da Inglaterra, atraíram historiadores e arqueólogos.

As perguntas mais intensas são "Como o monumento foi construído?", "Qual é o propósito?" E "De onde veio o arenito?"

Bem, pelo menos para a última pergunta, já temos a resposta.

David Nash (Professor de Geografia Física, University of Brighton, Reino Unido) e sua equipe descobriram que essas rochas se originaram em West Woods, uma área a 25 quilômetros de distância do monumento (que está repleta de registros de atividades pré-históricas).

Para chegar a essa resposta, os pesquisadores criaram uma nova técnica de análise. Primeiro, eles usaram equipamento de raios-X para determinar a composição (e descobriram que a rocha é composta de 99% de sílica, mas contém traços de muitos outros elementos).

Em seguida, eles examinaram duas amostras de restaurações (de 1958), que usa a espectrometria de massa como uma técnica que pode detectar uma maior variedade de elementos. E tem maior precisão.

Os resultados obtidos foram comparados com 20 locais que podem ter a mesma composição de sedimentos, sendo West Woods em Wiltshire o local mais adequado.

Esta pergunta foi respondida e ainda existem alguns problemas não resolvidos.

Uma delas é: como a população da época construía um monumento com um bloco de arenito de 30 toneladas (sarsens), como a rocha era transportada por via terrestre?

Outra: o que Stonehenge significa? Não se sabe!

A única certeza é que, como o monumento é fruto da coleta de materiais de diferentes locais, o que corrobora as palavras do pesquisador líder, a sociedade que ali vive é, sem dúvida, muito organizada.

[Fonte: Revista Galileu] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter