Conheça o homem que se dedicou a reunir as cores mais raras do mundo no início do século XX

Conheça o homem que se dedicou a reunir as cores mais raras do mundo no início do século XX

Publicado em: 19 / 04 / 2021


Você já ouviu falar em Edward Waldo Forbes? Não? Foi um historiador de Arte e diretor do Fogg Art Museum. Vamos contar mais sobre ele.

Amante das descobertas, Forbes embarca em uma aventura para iniciar uma busca global por cores.

Cores? Sim, cores!

Edward tem mais de 3.000 amostras de materiais (como plantas, insetos e outras fontes) e criou uma admirável coleção de tintas, que rapidamente se tornou associada à ideia de uma biblioteca de cores, e agora é conhecida como “The Forbes Pigment Collection".

Inicialmente, o objetivo dos pesquisadores era coletar as mais raras e diversas tonalidades de pigmentos para verificar algumas pinturas clássicas italianas. Para atingir esse objetivo, ele viajou por 30 anos, percorrendo todos os cantos do planeta. A triagem do problema é tão grande que a Forbes tem uma longa história como o maior colecionador de cores raras do planeta.

Entre as inúmeras tonalidades, existem muitas histórias curiosas. Por exemplo, neste caso, a cor amarela produzida a partir da urina de vaca também é chamada de amarelo indiano. A história desta cor está intimamente relacionada com a vida diária da aldeia Mirzapur em Bihar, Índia. Diz-se que o gado local se alimenta de folhas de manga, o que torna a urina desses animais amarela e brilhante. Muito adequado para ser corante.

Outra nuance faz parte da série, que é um corante roxo feito a partir de substâncias secretadas por moluscos, encontrado na costa do Mediterrâneo e na costa atlântica europeia.

Para imaginar o quão caro é o corante do segundo exemplo, só precisamos dizer que para produzir 1,4 gramas de corante, 12.000 moluscos devem ser colhidos porque cada um deles contribui com apenas uma gota para produzir esse corante.

Agora, é claro, a coleção também inclui pigmentos modernos (sua função é ajudar a analisar a arte contemporânea), mas, é claro, as estrelas da compilação são pigmentos pitorescos escolhidos por pesquisadores e reúnem histórias de arte e cor.

[Fonte: designculture.com.br]


Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter