Conheça algumas doenças negligenciadas

Conheça algumas doenças negligenciadas

Publicado em: 21 / 04 / 2015


Mundialmente temos registros de doenças em que os principais habitantes de países pobres ou em desenvolvimento, são afetadas pelas chamadas doenças negligenciadas, como leishmaniose, malária, doença de Chagas, doença do sono, HIV pediátrico e filarioses.

Mesmo com a alta incidência de casos, essas doenças recebem pouco ou nenhum investimento por parte da indústria farmacêutica na pesquisa e produção de melhores medicamentos, devido ao baixo retorno financeiro. 
Assim, as pessoas infectadas por essas enfermidades são obrigadas a se submeterem a tratamentos dolorosos, com vários efeitos colaterais e pouco eficientes. 
É nesse contexto que a organização não governamental suíça Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (Drugs for Neglected Diseases Iniciative (DNDi) atua. 
A organização busca apoio a pesquisa dessas doenças, planejamento e gerenciamento de parcerias de pesquisa, ela busca desenvolver tratamentos menos dolorosos, seguros, sem efeitos colaterais e mais eficientes, de modo que esses estejam ao alcance das populações de baixo poder aquisitivo. 
Quando a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) ganhou o Nobel da Paz, em 1999, recebeu, como prêmio, US$ 1 milhão, e decidiu investir esse dinheiro na criação do Fundo para Doenças Negligenciadas.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter