Comunique-se!

Comunique-se!

Publicado em: 24 / 08 / 2015


Se fizermos uma pesquisa com estudantes por aí, descobriremos, na atualidade, aquela eterna parcela que detesta Matemática e tudo que diz respeito a ela. Mas será que esses são os que amam Português? Nem sempre. Há uma turma grande que declara, sem qualquer problema, não gostar de estudar a língua-mãe.

Se eles não vêm problema nisso, nós também não deveríamos, visto que cada aluno tem suas preferências em meio às tantas disciplinas escolares, certo? Negativo!
Estudar a língua nativa (em nosso caso, o português) é encontrar a primeira maneira de se comunicar com o mundo.
É fundamental!
O primeiro passo é dedicar-se à leitura. O simples ato de ler, com calma, "constrói" em cada um de nós a possibilidade de compreensão e interpretação dos diversos textos que nos são apresentados. Para estudantes, a compreensão do que se lê tem cunho fundamental. Como responder corretamente a um exercício ou a uma questão se não se entendeu previamente o que está sendo pedido?
É preciso ler, interpretar o texto...e escrever.
Valem aqui parênteses para uma verdade inquestionável: quem não lê, não escreve.
E dominar a "arte" de escrever vai ajudar estudantes não só a se fazerem entender nas demais matérias do currículo escolar, como será a ferramenta de comunicação para galgar os degraus que eles pretendam alcançar no futuro. Por mais que se tenha proficiência em línguas estrangeiras, o vestibular e a redação ainda protelam muitos sonhos em função da total falta de intimidade com a Língua Portuguesa.
A Universila aconselha: dedique-se a ler, a interpretar corretamente o que lê. Escreva, estude a fundo a nossa gramática.
São dicas simples, mas que - se seguidas à risca - farão toda a diferença na sua formação escolar e na vida adulta também.
Já disse o sábio Chacrinha, um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, tempos atrás: "quem não se comunica, se trumbica!".

[Fonte: serestudante.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter