Cinema e Direito: Como Filmes Famosos podem Enriquecer seus Estudos na Pós-Graduação Universila

Cinema e Direito: Como Filmes Famosos podem Enriquecer seus Estudos na Pós-Graduação Universila

Publicado em: 15 / 01 / 2024


Venha mais perto, a Pós-Graduação Universila tem uma pergunta para você: você é fã de cinema?

"Hã?" - você pode estar se perguntando - "Sim, mas...o que isso tem a ver com o assunto?".


Tem tudo a ver, e estamos prestes a esclarecer essa conexão para você.


Cinema, é claro, é entretenimento, mas também sabemos que é uma ferramenta mágica que nos permite entrar em vários "mundos" e entender como eles funcionam, certo? Cada filme tem uma história única e uma trama que nos revela peculiaridades sobre o tema que aborda. Não é fascinante poder explorar aspectos de vidas diferentes da nossa? É incrível!


Além disso, existem filmes que retratam exatamente o nosso próprio mundo. E, vamos ser honestos, não é ainda mais divertido ver na tela grande o que vivemos no dia a dia (ou o que esperamos experimentar em breve)?


Aqui voltamos ao início do texto, para falar diretamente com você que aspira se tornar um(a) advogado(a) brilhante. Você sabia que a 7ª Arte tem muito a contribuir para o seu conhecimento na área? Sim, tem! Alguns filmes que foram grandes sucessos de bilheteria retratam o dia a dia de advogados e são excelentes materiais de estudo para você começar a fazer suas anotações.


Quer exemplos?


Vamos a alguns deles!


"12 homens e uma sentença": apresenta o julgamento de um jovem acusado de matar o próprio pai. Dos doze jurados que vão decidir a sentença, onze têm certeza de que ele é culpado. No entanto, um jurado insiste em aprofundar a investigação. É interessante assistir porque o filme explora o conceito de que uma boa argumentação e a capacidade de persuasão são habilidades essenciais para um bom advogado.


"Minority Report": no ano de 2054, uma divisão especial da polícia consegue prender criminosos antes que eles cometam seus crimes. A trama começa a se desdobrar quando um oficial da própria corporação é acusado de um crime que ainda vai cometer. É interessante assistir para entender porque o Direito só pode julgar fatos passados e deve se abster de especular sobre fatos futuros.


"Erin Brockovich": no filme, uma arquivista de um grande escritório de advocacia se interessa pelo caso de uma empresa de energia cujos resíduos estavam contaminando a água de uma pequena cidade. Mesmo não sendo advogada formal, ela reúne - por anos - provas para abrir um processo judicial contra a empresa. É interessante assistir para entender a importância do envolvimento pessoal e da convicção na busca pela verdade. Ambos, todos sabemos, são fundamentais para o sucesso na "atividade-advogado(a)".


Estes são apenas alguns exemplos que a Pós-Graduação Universila selecionou para você. Existem muitos outros! Pesquise e você encontrará muitas outras "joias de Hollywood" que vão enriquecer seus estudos.


Sério, estudar dessa maneira é maravilhoso, não é? A combinação "conhecimento&pipoca", sem dúvida, será um sucesso de bilheteria na sua jornada pelo mundo do Direito.


Nós, da Pós-Graduação Universila, estamos torcendo por você!


Bons estudos! E bom filme!


Referência: Exame.com

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter