Brasil Celebra o Dia da Proclamação da República

Brasil Celebra o Dia da Proclamação da República

Publicado em: 15 / 11 / 2023


O Brasil celebra hoje, 15 de novembro, o Dia da Proclamação da República, uma data significativa que marca a derrubada da monarquia constitucional parlamentar do Império do Brasil e a ascensão do regime republicano.

O evento ocorreu em 1889, quando um golpe de estado sem conflito armado liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca destituiu o Imperador Dom Pedro II, estabelecendo um governo provisório republicano.


A Proclamação da República é vista como um marco na história brasileira, representando uma ruptura com o sistema monárquico e dando início ao período republicano. Este evento foi seguido por uma nova constituição em 1891, que consolidou a estrutura política do país.


O Dia da Proclamação da República é celebrado em todo o país com desfiles, cerimônias cívicas e eventos culturais. Em Brasília, a data é comemorada com um desfile militar na Esplanada dos Ministérios.


O feriado nacional também é um momento para reflexão sobre os avanços e desafios da república brasileira, desde a melhoria dos direitos humanos e civis até a luta contínua contra a corrupção.


O movimento republicano no Brasil foi influenciado por ideias que circulavam na Europa e na América no século XIX, incluindo o pensamento iluminista, o liberalismo e o positivismo.


A proclamação da república no Brasil fez parte de um movimento mais amplo na América Latina na época, que viu muitos países se libertarem do domínio colonial e estabelecerem repúblicas.


Referência:

GOMES, Laurentino. 1889: Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da monarquia e a proclamação da república no Brasil. Editora Globo

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter