Aumento nos Casos de Tuberculose Exige Atenção Global

Aumento nos Casos de Tuberculose Exige Atenção Global

Publicado em: 27 / 11 / 2023


Os casos de tuberculose estão aumentando globalmente, de acordo com relatórios recentes de organizações de saúde. A doença, que é uma das 10 principais causas de morte no mundo, está se tornando cada vez mais resistente aos tratamentos disponíveis, o que está causando preocupação entre os profissionais de saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode se espalhar para outras partes do corpo. É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e é transmitida de pessoa para pessoa através do ar. Os sintomas incluem tosse persistente, febre, suor noturno e perda de peso.


Apesar dos avanços na medicina, a tuberculose continua sendo uma ameaça significativa para a saúde global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10 milhões de pessoas desenvolvem tuberculose a cada ano e 1,5 milhão de pessoas morrem da doença.


A resistência aos medicamentos é uma das principais preocupações. A tuberculose resistente aos medicamentos é mais difícil de tratar e requer medicamentos mais fortes, que muitas vezes têm efeitos colaterais mais graves. A OMS estima que cerca de 500.000 pessoas desenvolveram tuberculose resistente aos medicamentos.


Os profissionais de saúde estão pedindo uma ação global para combater a tuberculose. Isso inclui investimento em pesquisa e desenvolvimento para novos tratamentos, melhor acesso aos cuidados de saúde para as populações vulneráveis e esforços para combater a resistência aos medicamentos.


A tuberculose é uma doença evitável e curável. No entanto, sem ação global, milhões de pessoas continuarão a sofrer e morrer desta doença devastadora. Consequentemente toda a comunidade global deve se unir para combater esta doença perigosa e prevenir futuras mortes por tuberculose.


Referência:

Organização Mundial da Saúde. Tuberculose

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter