Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental: Uma Tríade Essencial na Sustentabilidade Corporativa

Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental: Uma Tríade Essencial na Sustentabilidade Corporativa

Publicado em: 13 / 11 / 2023


Auditoria, gestão e perícia ambiental são agora considerados pilares fundamentais para alcançar a sustentabilidade corporativa, de acordo com especialistas na área. Esses três componentes são cruciais para garantir que as empresas estejam em conformidade com as leis e regulamentos ambientais e para promover práticas de negócios sustentáveis.

A auditoria ambiental é um processo que avalia a conformidade da empresa com as leis e regulamentos ambientais. Isso inclui a avaliação de como a empresa está gerenciando seu impacto ambiental e se está cumprindo suas obrigações legais e regulatórias.


A gestão ambiental, por outro lado, refere-se ao sistema que uma empresa usa para minimizar seu impacto ambiental. Isso pode envolver a implementação de práticas sustentáveis, como reciclagem e redução de resíduos, bem como o uso de energia renovável.


A perícia ambiental é usada para resolver disputas relacionadas ao meio ambiente. Isso pode envolver a avaliação de danos ambientais causados por uma empresa ou a determinação da responsabilidade por esses danos.


Combinados, esses três componentes fornecem uma estrutura sólida para a sustentabilidade corporativa. As empresas que implementam essas práticas não apenas cumprem a lei, mas também demonstram um compromisso com a preservação do meio ambiente.


À medida que a consciência ambiental continua a crescer, espera-se que a demanda por auditoria, gestão e perícia ambiental aumente. As empresas que adotam essas práticas agora estarão bem posicionadas para o futuro, onde a sustentabilidade corporativa será cada vez mais importante.


Referência:

GRI, IIRC, SASB. (2020). A Playbook for Sustainability Practitioners: Implementing the Recommendations of the Task Force on Climate-related Financial Disclosures. Global Reporting Initiative, International Integrated Reporting Council, and Sustainability Accounting Standards Board.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter