As crianças e o início do processo educativo: Qual a importância da socialização?

As crianças e o início do processo educativo: Qual a importância da socialização?

Publicado em: 28 / 05 / 2021



Muitas mães (e pais) já passaram por essa cena muito "trágica": em que levam seus filhos à escola pela primeira vez.

Alguns começaram a gritar, outros entraram na parede da escola - ansiosos para se socializar com seus novos amigos - não prestaram muita atenção nas pessoas que ficaram e seus corações estavam apertados.

O início do processo escolar pode até ser um pouco doloroso, mas a família e a escola devem estar unidas para que as crianças possam passar o tempo mais tranquilo e seguro.
 
Como mencionamos acima, social não é um verbo que se deforma assim quando todas as crianças entram em contato com a escola, mas deve estimular a atividade (embora sempre respeitando o tempo e as características pessoais).

Mas por que isso é tão importante?

Como esse estágio promove o desenvolvimento social das crianças, as escolhas que elas fazem ajudarão a moldar sua identidade e a estimular habilidades sociais e emocionais.

A interação é essencial para que o ser humano aprenda a lidar com o mundo. Por isso, a socialização na educação infantil é fundamental para que possam interagir em ambientes distintos do familiar.
 
Porque - além de disseminar a cultura - as escolas também desempenham um importante papel cognitivo e social. Incentivar as crianças a interagir neste ambiente as ajuda a tomar pequenas decisões, lidar com diferenças, resolver conflitos e nomear sentimentos. Tudo isso contribui para o processo de autoconfiança e autonomia.

Assim, no futuro, cada criança poderá enfrentar os desafios da vida.

[Fonte: Portal Estadão / Educação]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter