Alimentos que ajudam a recuperar nutrição de bebês

Alimentos que ajudam a recuperar nutrição de bebês

Publicado em: 09 / 04 / 2021


O que fazer se os bebês estiverem desnutridos? Como restaurar a flora intestinal da criança e promover o seu desenvolvimento? Pesquisa conduzida por acadêmicos da Universidade de Washington, nos Estados Unidos (e publicada na revista científica Science), mostra que a maneira mais eficaz é incluir bananas, grão de bico e amendoim na dieta.

Em Bangladesh, no sul da Ásia, esses alimentos provaram ser muito eficazes para estimular bactérias saudáveis ​​no corpo de crianças gravemente desnutridas.

O estudo também mostra que a introdução desses alimentos será uma chave importante para que os ossos, o cérebro e o corpo das crianças (em geral) tenham maior probabilidade de crescer.

Em comparação com crianças saudáveis ​​da mesma idade, muitas crianças desnutridas são pequenas e mais fracas, com comunidades bacterianas "incompletas" ou "imaturas" em seus intestinos. Os pesquisadores envolvidos nos estudos acima acreditam que é essa microbiota "imatura" a principal razão para a falta de crescimento adequado das crianças.

Eles estão empenhados em recuperar esta situação, por isso decidiram usar alimentos diferentes para os testes.  Concluíram que nem todos os meios de subsistência têm a mesma eficiência no combate à desnutrição.

A dedicação é inebriante. De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a desnutrição infantil é um sério problema de saúde global que afeta mais de 150 milhões de crianças em todo o mundo, sendo responsável por quase metade das mortes de crianças menores de cinco anos.

Dito isso, e depois voltar aos alimentos que mencionamos acima, para chegar até eles, os cientistas realizaram um experimento (usando ratos e porcos) para comprovar quais alimentos estimulam o intestino bacteriano.

Em um mês, eles experimentaram diferentes combinações de dieta em 68 crianças (12 a 18 meses de idade) em Bangladesh.

Além disso, de acordo com as suas observações, a dieta especial é composta por manteiga de banana, farinha de amendoim e grão de bico.

A característica mais positiva é que são matérias-primas baratas que podem ser encontradas não apenas em Bangladesh, mas também em outras partes do mundo.

[Fonte: UOL Notícias]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter