Alimentos "fora de padrão" jogados no lixo: a feiúra deles põe mesa, sim!

Alimentos "fora de padrão" jogados no lixo: a feiúra deles põe mesa, sim!

Publicado em: 07 / 08 / 2016


Você vai ao supermercado e basta uma voltinha rápida pelo lugar para testemunhar que os preços daquelas frutas e hortaliças brilhando de tão lindas estão "nas alturas".

Seus pais, parentes ou amigos têm a mesma reclamação e vocês começam a achar que os alimentos em questão são cultivados com ouro.

Como fazer para incluir tais alimentos no prato nosso de cada dia e, assim, atender às recomendações nutricionais que preconizam alimentação equilibrada em prol da saúde?

Difícil! Com os preços majorados pela inflação, impulsionada pela crise econômica que o Brasil atravessa, fica cada vez mais difícil fazer o "prato ideal".
 
Mas você sabia que - mesmo neste cenário de restrição alimentar face à exorbitância de preços praticados no setor de hortifruti - existem alimentos sendo desprezados APENAS porque têm alguma imperfeição na cor, tamanho ou formato?

E não é só aqui, não! Segundo o jornal inglês The Guardian, um terço de todo alimento produzido no mundo vai para o lixo.

Isso mesmo...para o lixo!

E não se trata de comida estragada. Tais alimentos se encontram em perfeitíssimo estado para consumo. Têm sabor, qualidade e nutrientes adequados. Porém, estão longe dos seus olhos e não vão parar direto no seu prato porque estão...feios.

Dá para acreditar?

Com tanta fome no mundo, estamos apegados ao layout dos alimentos que consumimos.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, aqui no Brasil, 30% das frutas e 35% das hortaliças são descartadas por não atenderem aos rígidos padrões de....encanto, graça e formosura!!

Se você preferir números absolutos, aí vão eles: são 29 milhões de toneladas de alimentos apodrecendo em campos, alimentando gado ou depositados em aterros.

Que tal se houvesse por aqui uma cooperativa que resgatasse esses "patinhos feios da alimentação", impedisse que fossem parar no lixo e os oferecesse aos consumidores pela metade do preço?
 
Em Portugal já existe! E, em menos de 3 anos de existência, a empresa lusitana já transformou 300 toneladas de frutas e legumes em dinheiro.

Quem sabe não é você que vai criar a ferramenta de aproveitamento de alimentos "fora do padrão" por aqui, hein?

Porque, convenhamos, é impossível constatar um legume feio em uma sopa nutritiva. Assim como é tarefa hercúlea identificar uma fruta "mal-apanhada" em uma torta saborosa.

A Universila aposta na sua capacidade de empreender!

[Fonte: Exame.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter