Alienação parental é tema de debate em pós-graduação em Direito de Família e Sucessões

Alienação parental é tema de debate em pós-graduação em Direito de Família e Sucessões

Publicado em: 10 / 01 / 2024


A alienação parental, um fenômeno cada vez mais presente nas disputas familiares, tem sido objeto de estudo e discussão em uma pós-graduação em Direito de Família e Sucessões no Brasil. 

O curso, voltado para profissionais da área jurídica, busca aprofundar o conhecimento sobre esse tema complexo e suas conseqüências para as famílias envolvidas.


A alienação parental ocorre quando um dos genitores, de forma consciente ou inconsciente, manipula a criança ou adolescente para que ele rejeite o outro genitor. Essa prática pode causar graves danos psicológicos aos filhos, além de dificultar o relacionamento saudável com ambos os pais. Por isso, a capacitação dos profissionais do Direito é fundamental para identificar os sinais desse fenômeno e adotar as medidas necessárias para sua prevenção e combate.


Durante o curso de pós-graduação em Direito de Família e Sucessões, os alunos têm a oportunidade de estudar casos reais de alienação parental, analisando as estratégias jurídicas adotadas pelos profissionais envolvidos. Também são abordadas as leis e normas que regem esse tema, como a Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/2010), que busca coibir essa prática e proteger os interesses das crianças e adolescentes.


Além disso, a pós-graduação proporciona um espaço de discussão e reflexão sobre as questões éticas e morais envolvidas na alienação parental. Os profissionais são incentivados a refletir sobre a importância de uma atuação responsável e comprometida com o bem-estar das famílias envolvidas. Afinal, a resolução desses conflitos exige não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade e empatia.


Com a conclusão do curso, os profissionais da área jurídica estarão mais preparados para lidar com casos de alienação parental, oferecendo um atendimento mais qualificado e eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade. A pós-graduação em Direito de Família e Sucessões, com seu enfoque na alienação parental, contribui para a formação de profissionais mais conscientes de sua responsabilidade social e comprometidos com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.


Referência:

- Associação Brasileira de Direito de Família e Sucessões (ABDF)

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter