Alfabetizar é permitir existência

Alfabetizar é permitir existência

Publicado em: 08 / 09 / 2015


Se hoje você está às portas de prestar o vestibular ou se está se preparando para uma especialização é porque, lá atrás, quando era criança, foi alfabetizado(a).

Já pensou como seria a sua vida hoje sem saber ler nem escrever?  Você simplesmente "não existiria". Seria difícil interagir com o mundo ao seu redor e utilizar a tecnologia que temos hoje seria praticamente impossível. Visto que ainda batalhamos pela inclusão digital para aqueles que lêem e escrevem, mas não têm condições financeiras de ter um computador por perto, imagine como seria um processo de inclusão para quem foi excluído do letramento básico?
 
Falando assim, parece algo muuuuito distante, mas o analfabetismo - em pleno XXI - ainda é uma realidade muito presente em algumas regiões do Brasil e em países pobres do mundo.Para tentar diminuir o problema, a ONU e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criaram, 1967, o Dia Mundial da Alfabetização.
 
Hoje, 8 de setembro, comemoramos os 48 anos de criação da data. O registro solene tem por objetivo marcar no calendário uma parada para que todos possamos refletir a respeito da importância da alfabetização.

É muito mais do que ensinar alguém a ler e escrever. É dar ferramentas a um indivíduo para que ele possa se desenvolver e, no futuro, contribuir para o futuro do país.
  
A Universila parabeniza - e agradece a - todos aqueles que já alfabetizaram alguém.  

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter