Alerta: Conheça os Sintomas da Dengue e Proteja-se

Alerta: Conheça os Sintomas da Dengue e Proteja-se

Publicado em: 05 / 03 / 2024


A dengue continua a ser uma preocupação de saúde pública em várias regiões, afetando milhares de pessoas anualmente. Conhecida por ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a doença apresenta sintomas que, se não tratados adequadamente, podem levar a complicações graves e até mesmo fatais. Identificar os sinais iniciais da de

Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente começam de quatro a dez dias após a picada do mosquito infectado. Os sinais mais comuns incluem febre alta repentina, dores de cabeça severas, dor atrás dos olhos, fadiga e exaustão, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos, e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, podem ocorrer sangramentos e baixa nos níveis de plaquetas, o que exige atenção médica imediata.


É importante destacar que nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas, mas ainda assim podem transmitir o vírus se picadas novamente por um mosquito Aedes aegypti. Por isso, a prevenção é a melhor estratégia contra a dengue. Medidas simples como eliminar água parada, usar repelente e instalar telas em janelas e portas podem fazer uma grande diferença na redução da proliferação do mosquito transmissor.


A conscientização sobre os sintomas da dengue e as formas de prevenção é fundamental para combater a doença. Se você ou alguém próximo apresentar sintomas, procure atendimento médico imediatamente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para a recuperação e para evitar o desenvolvimento de formas mais graves da doença.


Referência: Organização Mundial da Saúde (OMS). "Dengue e dengue grave".

Universila: https://www.universila.com.br/desconto/pos-ead

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter