Acabei o Ensino Médio...E agora?

Acabei o Ensino Médio...E agora?

Publicado em: 28 / 05 / 2015


Muitos estudantes concluem o 2º grau cheio de certezas do que querem para a vida adulta em termos de profissão.

Já pesquisaram a respeito, têm alguém na família que prosperou em determinado caminho e serviu de espelho na hora da escolha, ou sempre sonharam mesmo com determinado curso do 3º grau. Porém, nem todos têm tal "sorte". Muitos e muitos estudantes terminam o 3º colegial sem ter a menor sombra de ideia de qual profissão querem seguir na vida.
Pudera! São tantas opções!
Escolher não é tão complicado quanto parece. Todo mundo tem uma aptidão. Você, acredite,também tem a sua. Pode não conhecer ainda, mas tem. 
O primeiro passo é você excluir todas as profissões que você sabe que não tem nada a ver com você ou com o seu jeito de ser. A partir dessa exclusão, as coisas já ficam um pouco mais fáceis.
Depois, você precisa fazer uma autoavaliação. Quem é você? Quais são os seus valores devida? Quais desafios já venceu em sua trajetória, quais ainda deseja superar?  
Mais uma pergunta para você se fazer: já teve contato com quais profissões? Gostou? Não gostou? Faça uma lista com prós e contras.
Separe as experiências interessantes e comece uma nova rodada de perguntas para si mesmo(a): "Qual é o papel deste trabalho que vou desempenhar na sociedade?", "Que impacto têm as variações da Economia nesta atividade profissional?", "Quais são os tipos de vínculos empregatícios mais recorrentes nesta profissão?", "Como são os ambientes de trabalho? E suas rotinas, como são?".  
A partir das respostas para essas e outras perguntas você vai reparar que as coisas começarão a clarear, as dúvidas irão desaparecendo e, aos poucos, uma profissão irá se destacar bem diante dos seus olhos. É nessa hora que você vai notar que a aptidão para tal sempre esteve aí dentro e você nem sabia. 
Mas não se desespere se as interrogações ainda estiverem girando no alto da sua cabeça. Escolher uma profissão é, de fato, algo bem complexo. Não é tão fácil quanto parece.
Não existe resposta simples e direta. A solução que você procura é resultado de uma soma de características pessoais que você terá de analisar.
Mas quando você conseguir decifrar a charada, a profissão que for a sua cara irá surgir - clara e cristalina - na sua frente. Então será hora de comemorar, afinal de contas, dentre tantos caminhos possíveis, você escolheu o seu. O próximo passo é arregaçar as mangase se preparar bem para o vestibular. A partir daí - vaga conquistada, honroso título de universitário(a) embaixo do braço - será a hora do seu esforço e da sua determinação entrarem em cena para que você se torne um profissional feliz e competente.  
A Universila te deseja boa sorte em seu primeiro teste de profissão: a hora de escolhê-la! 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter