A Universila te deseja um Feliz Natal!

A Universila te deseja um Feliz Natal!

Publicado em: 25 / 12 / 2021


25 de dezembro! 

Hoje, a maioria dos países de cultura cristã celebra o nascimento de Jesus Cristo, considerado como o filho de Deus e uma das três partes da Trindade Santa, junto ao Espírito Santo e Deus Pai.


Embora o nome mais recorrente para definição da data seja simplesmente Natal, sabemos que nem nos Evangelhos, nem em quaisquer outros textos que tratam da história de Jesus Cristo, há qualquer evidência de que ele tenha nascido no dia 25 de dezembro.


Mas por que será, então, que celebramos seu nascimento nesta data específica?


Bom, vamos a um pouquinho de História...


Depois da morte e da ressurreição de Cristo – ali por volta de 33 d.C. – as primeiras comunidades cristãs formaram-se ainda no Oriente Médio. No entanto, logo se espalharam por outras regiões, como a Ásia Menor e a Anatólia (que compreendia domínios do Império Romano com grande influência da cultura helenística).


Foi até bem rápido que pregadores cristãos chegaram à Roma e por lá também se disseminaram. 


Pois bem, foi nesse contexto de expansão do Cristianismo – dentro dos domínios do Império Romano – que as datas de celebração aos antigos deuses romanos foram assimiladas e transformadas pelos cristãos.


Uma dessas datas – adivinha? – era o 25 de dezembro, dedicado ao Deus Mitra, uma divindade solar. O culto oficial a Mitra foi instituído pelo imperador Aureliano em 273 d.C. e, a partir de então, ficou conhecido como o Dia do Natalis Solis Invicti (O Nascimento do Sol Invencível). 


Muito bem, à medida que a parte ocidental do Império Romano deteriorava-se – por conta das invasões bárbaras – o Cristianismo passou a ter mais espaço e mais influência.


Foi assim que a data dedicada a Mitra foi convertida no dia do nascimento do Deus Filho, o Salvador da Humanidade, que traz a remissão dos pecados e a esperança da ressurreição da carne, do mesmo modo como o Sol traz a esperança das colheitas após o inverno. 


O simbolismo do Sol foi transferido para a figura de Cristo e é por isso que celebramos o Dia do Natal em 25 de dezembro.


Agora que já te contamos um pouco da História, nós, da Universila, desejamos a você e aos seus um Feliz Natal!

 


[Fonte: Mundo Educação]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter