A alimentação é fundamental para a performance no exercício.

A alimentação é fundamental para a performance no exercício.

Publicado em: 30 / 04 / 2021


Mas como fazer um plano alimentar?

Os macronutrientes, carboidratos, proteínas e lipídios presentes na dieta atuam em conjunto para atingir os resultados previamente determinados.

A rotina de treinamento do indivíduo (intensidade e método), preferências alimentares, morbidade e condições econômicas devem ser considerados.

Você pode não saber como essa "ergonomia" funciona, mas nós explicamos isso para você.

O exercício - dependendo da intensidade e da duração - pode usar rapidamente os estoques de glicogênio muscular (reservas de energia), o que leva a uma rápida redução desse glicogênio, o que pode levar à fadiga.

Para manter um alto estoque de glicogênio muscular e energia durante o exercício físico, preste atenção que, antes do treino, a dieta deve ser rica em carboidratos e pobre em gorduras e fibras (para promover o processo de digestão, e não causar mal-estar estomacal) .

Para as indicações após o treino, refere-se a alimentos que podem restaurar as reservas de glicose hepática e muscular e otimizar a recuperação muscular. Esse resultado pode ser produzido pela ingestão de proteínas com alto valor biológico (ovos, frango, atum) e carboidratos com alto índice glicêmico (arroz branco, macarrão, batata, mandioca, frutas secas).

Confira nossos cursos de pós-graduação em Nutrição e pós-graduação em Educação Física.

[Fonte: Veja.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter