2021: A vacina já existe, mas ... como será esse ano?

2021: A vacina já existe, mas ... como será esse ano?

Publicado em: 30 / 12 / 2020


Olhar para o futuro e tentar adivinhar o que vai acontecer, é precisamente impossível, o que agrava a angústia.

Nos tempos de uma pandemia e de uma vacina que, ninguém sabe ao certo quando ela servirá a todos, essa angústia se multiplica exponencialmente.

No Brasil, a zona de quarentena começou em março desse ano, e cada atualização resulta em um aumento no número de mortes.

Com o desenvolvimento de vacinas e formas de ajudar o mundo com a Covid-19, surge a pergunta inevitável: quando o país será imunizado como um todo? E, se você não receber uma imunização completa tão rapidamente, o que acontecerá em 2021?

Para tentar prever o futuro, a revista "Nature" tentou criar um cenário, ou seja, se não houver uma vacina eficaz, o que será "normal" em 2021.

Pode-se dizer que os resultados foram surpreendentes: em um artigo, a publicação afirmava que a Covid-19 continuará existindo e a Sars-CoV-2 estará sempre conosco. Assim, a situação vai depender inteiramente das medidas de contenção do vírus (pensando em vacina de imunização temporária, máscaras, higiene reforçada e isolamento social).

- Mesmo? para sempre e depois? Sim! Quase isso...

O fato é nítido e primitivo (segundo especialistas) de que o futuro próximo é inteiramente determinado pela produção da vacina e pelo tempo de imunização.

A premissa é sempre que esse método forneça proteção apenas por determinados períodos. Sim, as possibilidades incluem: um surto a cada inverno (assumindo que a duração da vacina seja inferior a 40 semanas); um surto a cada 2 anos por 100 semanas, mesmo quando se espera que outros patógenos da família do coronavírus sejam imunes ao vírus Covid-19, isso pode acontecer.

Eita, 2021!

[Fonte: www.tecmundo.com.br]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter