TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Área de conhecimento

Educação

Apresentação

A presença das Novas Tecnologias na sociedade do século XXI estabeleceu a necessidade do uso de novas ferramentas pedagógicas, por conseguinte, surge no mercado a necessidade de formar profissionais da área de Tecnologia da Informação neste novo modelo. Assim sendo, o curso se justifica na necessidade de suprir uma demanda pedagógica e mercadológica de profissionais da área.

Objetivo

O curso tem por objetivo a formação de especialistas em TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO. O curso é voltado para profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar como educadores de cursos presenciais ou a distância que fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, em diversas funções como docentes, coordenadores, consultores, assessores, dentre outras possibilidades. É uma grande oportunidade para obter valorização e respeito profissionais e iniciar ou alavancar uma carreira de sucesso na área de Educação.

Como decorrência da participação neste curso, os profissionais obterão conhecimento de metodologias e práticas educacionais apoiadas por recursos tecnológicos, de forma que: 

Promovam a inclusão digital e o acesso da parte da sociedade em que atuam, permitindo a construção de um aprendizado contextualizado e significativo.

Sejam preparados para as novas mudanças sociais promovidas pelo uso da tecnologia, sendo capazes de despertar no educando maior interesse pelos assuntos abordados na sala de aula, sem deixar de considerar suas vivências e experiências.

Sejam preparados para aprender com essa nova realidade, melhorando sua capacidade de reflexão, autonomia e cooperação.

Adquiram conhecimento técnico e pedagógico, de forma que sejam capazes de se apropriar dos recursos do mundo digital, tornando a aprendizagem por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação uma ação efetiva em busca de bons resultados no processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar.

Sejam capazes de colocar em cheque os paradigmas da educação tradicional, na qual o docente era visto como o “dono do saber” e o aluno como aquele que “decorava conteúdos”, e passem a usar em suas práticas pedagógicas as novas tecnologias, tornando suas aulas bem mais interativas e dinâmicas, usando a velocidade da informação em favor da cooperatividade, incentivando a criatividade e a participação dos alunos.

Conheçam os tipos e modelos de software e saibam fazer a escolha educacional de um software, de forma que proporcionem ao aluno um aprendizado contextualizado, levantando problemas e instigando o aluno a pensar de uma maneira crítica, dinâmica e consciente para encontrar a solução.

Renovem as práticas pedagógicas de forma a despertar no aluno a competência cognitiva que favoreça a compreensão de seu espaço sócio-cultural e atuem como sujeitos ativos dentro deste novo modelo de sociedade da informação.

Conheçam o computador e as ferramentas de produção de textos, hipertextos, animações, gráficos, apresentações, planilhas, etc, de forma que aprimorem os recursos em suas aulas.

Passem a utilizar a internet para aumentar a eficiência da comunicação e troca de informação, nas aulas e nas atividades acadêmicas, e sejam capazes de incentivar os alunos a criarem ou utilizarem-na para pesquisas, participação em redes sociais, criação de blogs, comunicação por e-mail, SMS, twitter, etc, de forma que a troca de informação possa explorar a velocidade das redes de comunicação que realizam trocas em segundos.

Adquiram condições de intervir na proposta pedagógica das escolas de forma a contribuir para que as Tecnologias da Informação e Comunicação sejam inseridas nas práticas pedagógicas de forma coerente, adequada e tecnicamente sustentada.

Tenham conhecimento suficiente para saber o que são e como se inter-relacionam   ensino, educação,  aprendizagem, educação a distância, auto-aprendizagem, processos de ensino-aprendizagem, e conceitos relacionados. 

Disciplinas

Instrumentos de avaliação e de intervenção baseados em evidências para a melhoria do desempenho escolarEducação a distância – métodos e tecnologiaLinguagem, mediação e o uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagemAspectos éticos e socioeconômicos do uso das novas tecnologias em educaçãoEstratégias de ensino-aprendizagem usando recursos tecnológicosProdução coletiva de texto impresso e digitalSoftware EducacionalProdução coletiva de áudio e de vídeoUso das novas tecnologias como instrumento para inclusãoMetodologia da Pesquisa Científica

Público Alvo

O curso é voltado para profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar como educadores de cursos presenciais ou a distância que fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, em diversas funções como docentes, coordenadores, consultores, assessores, dentre outras possibilidades. É uma grande oportunidade para obter valorização e respeito profissionais e iniciar ou alavancar uma carreira de sucesso na área de Educação.

Informações do curso

Documentos Necessários: 

Comprovante de pagamento de matrícula UCAM;Diploma de curso superior válido no Brasil *Histórico escolar da graduação;CPF e RG (serão aceitos a CNH e Carteirinhas de Conselhos somente no ato da inscrição, obrigatório o envio de CPF e RG via correio);Foto 3x4;comprovante de residência*Obs.: Na ausência do Diploma, para fins de matrícula, anexe a Declaração de Conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação (Dia, Mês e Ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.

Aguardando abertura de turma e início das inscrições.