TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Área de conhecimento

Educação


Apresentação

A presença das Novas Tecnologias na sociedade do século XXI estabeleceu a necessidade do uso de novas ferramentas pedagógicas, por conseguinte, surge no mercado a necessidade de formar profissionais da área de Tecnologia da Informação neste novo modelo. Assim sendo, o curso se justifica na necessidade de suprir uma demanda pedagógica e mercadológica de profissionais da área.


Objetivo

O curso tem por objetivo a formação de especialistas em TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO. O curso é voltado para profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar como educadores de cursos presenciais ou a distância que fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, em diversas funções como docentes, coordenadores, consultores, assessores, dentre outras possibilidades. É uma grande oportunidade para obter valorização e respeito profissionais e iniciar ou alavancar uma carreira de sucesso na área de Educação.

Como decorrência da participação neste curso, os profissionais obterão conhecimento de metodologias e práticas educacionais apoiadas por recursos tecnológicos, de forma que: 

Promovam a inclusão digital e o acesso da parte da sociedade em que atuam, permitindo a construção de um aprendizado contextualizado e significativo.

Sejam preparados para as novas mudanças sociais promovidas pelo uso da tecnologia, sendo capazes de despertar no educando maior interesse pelos assuntos abordados na sala de aula, sem deixar de considerar suas vivências e experiências.

Sejam preparados para aprender com essa nova realidade, melhorando sua capacidade de reflexão, autonomia e cooperação.

Adquiram conhecimento técnico e pedagógico, de forma que sejam capazes de se apropriar dos recursos do mundo digital, tornando a aprendizagem por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação uma ação efetiva em busca de bons resultados no processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar.

Sejam capazes de colocar em cheque os paradigmas da educação tradicional, na qual o docente era visto como o “dono do saber” e o aluno como aquele que “decorava conteúdos”, e passem a usar em suas práticas pedagógicas as novas tecnologias, tornando suas aulas bem mais interativas e dinâmicas, usando a velocidade da informação em favor da cooperatividade, incentivando a criatividade e a participação dos alunos.

Conheçam os tipos e modelos de software e saibam fazer a escolha educacional de um software, de forma que proporcionem ao aluno um aprendizado contextualizado, levantando problemas e instigando o aluno a pensar de uma maneira crítica, dinâmica e consciente para encontrar a solução.

Renovem as práticas pedagógicas de forma a despertar no aluno a competência cognitiva que favoreça a compreensão de seu espaço sócio-cultural e atuem como sujeitos ativos dentro deste novo modelo de sociedade da informação.

Conheçam o computador e as ferramentas de produção de textos, hipertextos, animações, gráficos, apresentações, planilhas, etc, de forma que aprimorem os recursos em suas aulas.

Passem a utilizar a internet para aumentar a eficiência da comunicação e troca de informação, nas aulas e nas atividades acadêmicas, e sejam capazes de incentivar os alunos a criarem ou utilizarem-na para pesquisas, participação em redes sociais, criação de blogs, comunicação por e-mail, SMS, twitter, etc, de forma que a troca de informação possa explorar a velocidade das redes de comunicação que realizam trocas em segundos.

Adquiram condições de intervir na proposta pedagógica das escolas de forma a contribuir para que as Tecnologias da Informação e Comunicação sejam inseridas nas práticas pedagógicas de forma coerente, adequada e tecnicamente sustentada.

Tenham conhecimento suficiente para saber o que são e como se inter-relacionam   ensino, educação,  aprendizagem, educação a distância, auto-aprendizagem, processos de ensino-aprendizagem, e conceitos relacionados. 


Disciplinas

  • Instrumentos de Avaliação e de Intervenção Baseados em Evidências para a Melhoria do Desempenho Escolar
  • Educação a Distância – Métodos e Tecnologia
  • Linguagem, Mediação e o Uso das Novas Tecnologias no Processo de Ensino-Aprendizagem
  • Aspectos Éticos e Socioeconômicos do Uso das Novas Tecnologias em Educação
  • Estratégias de Ensino-Aprendizagem Usando Recursos Tecnológicos
  • Produção Coletiva de Texto Impresso e Digital
  • Software Educacional
  • Produção Coletiva de Áudio e de Vídeo
  • Uso das Novas Tecnologias como Instrumento para Inclusão
  • Metodologia da Pesquisa Científica

  • Público Alvo

    O curso é voltado para profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar como educadores de cursos presenciais ou a distância que fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, em diversas funções como docentes, coordenadores, consultores, assessores, dentre outras possibilidades. É uma grande oportunidade para obter valorização e respeito profissionais e iniciar ou alavancar uma carreira de sucesso na área de Educação.


    Informações do curso

    Pré-requisitos:

    ·  Formação completa de nível superior: bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

    ·  Ter colação de grau concluída.

    ·  Formação dentro do público-alvo do curso escolhido.          

     

    Matrícula:

    1. Faça a inscrição para o curso de interesse;

    2. Efetue o pagamento da matrícula;

    3. Acesse o portal do candidato: https://www.universila.com.br/portal-do-candidato

    Login: e-mail cadastrado  e Senha: CPF (somente os números)

    4. Faça o UPLOAD dos documentos necessários para fins de matrícula


    ATENÇÃO: Permanece obrigatório o envio – via correio – dos documentos abaixo listados, sendo cópias autenticadas dos itens 4, 5 e 6 e cópias simples dos itens 7 e 8:

     

    Documentos Necessários: 

    1. Comprovante de pagamento de matrícula;

    2. Foto 3×4;

    3. Curriculum Vitae;

    4. Certidão de nascimento ou casamento;

    5. RG e CPF;*

    6. Diploma do curso superior válido no Brasil (frente e verso);*

    7. Histórico escolar da graduação (todas as páginas);

    8. Comprovante de residência.

     

    Termo de Documentos Provisórios

    Na falta de um dos documentos necessários será obrigatório fazer o UPLOAD do termo de compromisso assinado junto à documentação provisória.

     

    Documentos Provisórios: 

    * Na ausência dos documentos dos itens 6 e/ou 7 (diploma e/ou Histórico), apresentar a Declaração ou Certidão de Conclusão de curso junto ao termo de compromisso. Nesses documentos é obrigatório constar que houve a conclusão da Graduação e a data de colação grau.


    CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.

     

    ATENÇÃO: é obrigatório, até o fim do curso, o envio – via correio – dos documentos autenticados dos itens 4, 5 e 6 e cópias simples dos itens 7 e 8. Documentos provisórios não serão aceitos.


    Desistência:

    Saiba mais sobre nossa POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO.



    Aguardando abertura de turma e início das inscrições.