Estude, especialize-se....e saiba contar a sua história

Bem sabemos que, hoje, quem tiver por meta a conquista de um bom posto no mercado de trabalho vai precisar, obrigatoriamente, trilhar o caminho da especialização.

Investir em Educação é a ferramenta mais eficiente para garantir o conhecimento por meio do qual se consegue - com passos firmes -  galgar os degraus do sucesso. Por isso todos os especialistas em carreira são enfáticos ao afirmar que, se a graduação é importante, a pós-graduação é imprescindível.

Aí você para e pensa que, mesmo com a exigência da especialização, ainda assim o mercado está mega concorrido. Diante de tal cenário, o que pode, então, ser considerado "o pulo do gato" - o diferencial -  no mundo competitivo em que vivemos para garantir aquele posto de trabalho tão desejado e igualmente disputado?

Nós, da Universila, te explicamos: contar histórias.

Oi?

Como assim, contar histórias?

Isso mesmo que você leu! Contar histórias! Aliás, você sabe contar a sua?

Sucesso, dinheiro e reconhecimento são palavras que costumam aparecer lado a lado, como sinônimas, nas conversas que abordam projeções de carreira. É lá, no topo representado por essas três palavras, que todo mundo quer chegar.

Para tal, é normal que se pense - de imediato - em muito trabalho ou no popular "sangue, suor e lágrimas" por um ideal, ou por um sonho. Este é, realmente, o caminho mais certeiro, mas, o que diferencia (mesmo!) uma pessoa da outra é a capacidade de transformar pequenas coisas em grandes feitos. É a habilidade de liderar boas pessoas e torná-las ainda melhores. É a perspicácia de arriscar e transformar um erro em uma grande história de superação.

Aí está a palavra de novo: história.

Contar história. Todo bom líder carrega consigo a capacidade de argumentar, de ser convincente. E para tal ele precisa de ferramentas potentes. Quais são elas? As histórias que acumulou ao longo da carreira e com as quais irá ilustrar os conceitos que deseja passar para alguém.

Achou que isso está parecendo mais é contação de historinhas infantis?

Pois bem, veja algumas frases que pinçamos no ambiente corporativo e na indústria do entretenimento por aí:

- "Quanto mais não original e inspiradora for a sua história, mais você tem oportunidade de usar a imaginação e transformar qualquer cenário em um outro onde tudo pareça ser possível";

- "Ter uma história de sucesso não significa apenas conquistar consumidores e ser a maior do mercado. É preciso saber contar a seus clientes como você chegou ali";

- "Minhas melhores atuações aconteceram quando tive de contar histórias e vender ideias";

- "Se você não consegue explicar algo realmente simples, significa que você ainda não entendeu direito".

A primeira frase foi dita por Howard Schultz, CEO do Starbucks. A segunda é de Paul Polman, CEO da Unilever, e a terceira é de Mark Burnett, produtor do The Voice norte-americano.

Agora você percebeu que não é conto-da-carochinha e que - além de construir seu caminho profissional com formação e especialização sólidas - ter a capacidade de falar sobre as suas experiências e contar boas histórias é, sim, uma habilidade muito, muuuito apreciada no mercado de trabalho!

Então? Diante disso, se alguém perguntar, você sabe discorrer sobre si?

Afinal, como disse o autor da quarta e última frase, se você não conseguir algo considerado simples - como contar a sua própria trajetória - o que se pode esperar de você para narrativas mais complexas? 

Quem é o misterioso autor da quarta frase? Bill Gates, o poderoso cofundador da Microsoft.

Nós, da Universila, insistimos na pergunta: você sabe contar a sua história?

[Fonte: www.forbes.com.br]