A tecnologia na Educação não tem sentido se os envolvidos no processo de aprendizagem não estiverem preparados para as novidades

Que estamos vivendo um período de transição no processo de ensino/aprendizagem ninguém tem mais dúvida.

Mas como fazer para que todos os envolvidos na referida atividade possam se adaptar?

É fundamental que fique clara a necessidade de que professores, alunos e Instituições de Ensino (IE) mudem, o quanto antes, seus modelos pedagógicos.

As instituições terão de rever seus conceitos a respeito do termo "compartilhamento de conteúdo". É premente também que se integrem à pratica do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e saibam como utilizar recursos educacionais abertos.

No meio desse caminho, professores terão de abandonar a posição tradicional - distanciada e centrada na transmissão de conteúdos - para se transformarem em facilitadores e coaches de aprendizado.
 
E, por fim, os estudantes terão de "aprender a aprender". É necessário que deixem a postura passiva de lado para que possam absorver conhecimento de forma colaborativa, desenvolvendo pensamento crítico e estudando, a fim de que se ilustrem para desenvolver as competências que os desafios do século XXI requerem.

À medida que evoluímos como sociedade vamos ganhando o poder que as novas tecnologias nos oferecem todos os dias. Comprar, vender ou montar um negócio próprio com baixo custo e utilizando apenas o talento pessoal - sem precisar sair de casa - já é uma realidade. A internet das coisas também já é mais do que palpável e nos apresenta não só automóveis sem motorista como tênis inteligentes.

Como absorver tudo isso no cotidiano?

De fato, a adequação às tecnologias é fundamental nos dias atuais, porém, ainda mais importante do que isso é preparar dirigentes, professores e alunos para uma mudança, efetiva nos arquétipos que envolvem o processo que envolve ensinar e aprender.

a Universila apoia essa evolução!

[Fonte: Portal Administradores]